Vereadora Eremita Mota foto Anderson Dias site Política In Rosa

Vereadora Eremita Mota (PSDB) – Foto: Anderson Dias/Site Política In Rosa

A presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereadora Eremita Mota (PSDB), em entrevista ao site Política In Rosa, falou sobre seu futuro político e as eleições de 2024. Perguntada se seria candidata a vereadora novamente, a prefeita ou a vice-prefeita, Eremita foi enfática. “Nós estamos inseridos na política. A qualquer momento podemos estar ao lado, a frente ou atrás. De todas as formas, temos que estar atentos. Às vezes você está atrás e daqui a pouco você passa para a frente”, metaforizou.

Para Eremita Mota, os desafios podem ser grandes. “E podem também ser desafiadores de tal forma que em um momento você simplesmente acha que tem que ir. Não esqueço nunca que sou uma mulher de coragem na minha vida pública e na minha vida particular. Se pintar o convite, um que seja realmente propício, estarei pronta. Eu quero Feira de Santana em uma situação melhor”, afirmou.

Ela relatou que tem uma amiga que saiu do Brasil tem cinco anos, e ela retornou agora. “Ela me interpelou: minha amiga, como nossa cidade está feia. Então sente mais quem está ausente. Então a cidade está feia, a cidade está desassistida, a cidade criou um colapso financeiro, a cidade está precisando de acalanto e de as pessoas estarem sendo ouvidas. Todos os segmentos da sociedade não são ouvidos para nenhuma questão”, relatou.

Conforme a vereadora, Feira de Santana está hoje uma cidade desassistida. “Precisamos colocar pessoas novas. E não é sobre idade que estou falando. É sobre pessoas com pensamentos novos, com ideias novas para Feira de Santana. Pessoas que venham melhorar esse caos que se instalou ao longo desses anos. Porque sabemos que tudo o que está acontecendo, que o caos que está instalado na cidade, não vem de dois anos para cá. Eu acho que estão fingindo que estão governando, mas a cidade continua precisando dessa mudança”, declarou.

Mais mulheres na política

Eremita disse ainda que as mulheres conclamam a todo momento a presença do gênero à frente da política. “Onde eu vou vejo as mulheres pedindo. Estou pronta para o que der e vier. Estou com simplicidade, sem vaidade. Se não tiver convite, não tem problema nenhum. Mas se tiver um convite propício, Eremita está colada”, assegurou.

Indagada se há conversas entre ela e o partido sobre uma possível pré-candidatura, a vereadora Eremita Mota disse que ainda não. “Eu não tive, na verdade, conversa com ninguém. Conversamos com o povo. Eu converso muito com as comunidades, com as pessoas em suas casas e elas me falam o grande interesse dessa mudança. Estive em um distrito que eles me questionaram porque não sou candidata. Tem essa ânsia da mudança. Mas ainda pode ser um pouquinho cedo, eles estão ainda organizando. No momento certo, propício, acho que vão me convidar para a gente pelo menos participar. Com certeza, eu vou ter que escolher um lado e ajudar a melhorar a nossa Feira de Santana”, expressou.

Pré-candidatos

Sobre os nomes postos como pré-candidatos a prefeito de Feira de Santana e se algum deles entraram em contato para poder ter um diálogo sobre as eleições municipais de 2024, Eremita Mota afirmou que não, com nenhum. “O que eu desejo é que venha a ganhar o mandato aquele que melhor pensa a Feira de Santana”, disse.

Avaliação governo Colbert

Questionada qual avaliação faz do prefeito Colbert Martins Filho à frente da Prefeitura, Eremita Mota disse que não sabe quais os motivos, mas que esse é um governo que vem se arrastando. Isso porque ele era vice de José Ronaldo e depois assumiu a Prefeitura quando Ronaldo desistiu para ser candidato ao Governo do Estado. “Depois vem um mandato que ganhou com muitas queixas da população, que é registrado por vários episódios que a população não gostou”.

Ela disse ainda que o que presencia do governo Colbert é a falta de gerência. “É evidente que a cidade chegou num colapso financeiro. Soube de uma pesquisa que dá uma rejeição imensa para ele. Acredito que, independente de vermos pesquisa de rejeição, o que ouvimos é a própria sociedade se manifestando. E um grande exemplo da manifestação da sociedade são as vaias que ele vem tomando em praça pública”, declarou.

Interpelada se acredita que o ex-prefeito José Ronaldo possui um poder forte no governo Colbert, Eremita Mota disse que acha que é uma coligação forte que sempre existiu. “Até porque a maioria dos cargos de confiança do governo do município quem colocou foi o ex-prefeito José Ronaldo. Para o povo sentir que não tem sintonia, era necessário que houvesse esse rompimento. Até agora não houve rompimento e o outro fica caladinho de lá. Fica parecendo que está tudo bem. Eu diria assim: é um fingindo que está bem e o outro fingindo que está dando tudo certo”, relatou.

E continuou: “Mas os comentários de bastidores que ouvimos é que os dois são farinha do mesmo saco, que ambos estão em concordância, Colbert e Ronaldo. Porque quando um exonera um povo, o outro vai lá, pede e retorna. Os empregos dos vereadores que detém o poder aqui estão de vento em popa. Cada dia que pede para votar mais uma coisa, mais um ajuste de emprego. Então, eu acho que há uma sintonia dos dois, com certeza”, finalizou.