Vereadores vão conhecer unidade do Senar em Juazeiro e realizar audiência pública antes de votar cessão de área do Parque

Foto: Mario Neto/ASCOM-CMFS

Uma comissão de vereadores de Feira de Santana vai a Juazeiro, no próximo dia 28, conhecer de perto a unidade do Senar, para entender o projeto de implantação do Centro de Excelência em Pecuária no Parque de Exposição João Martins da Silva. Logo em seguida, a Câmara Municipal realizará uma audiência pública sobre a questão, que envolve a cessão de parte da área do parque e a revitalização do espaço.

As decisões foram tomadas na tarde desta quarta-feira (18), em Salvador, durante reunião da presidente da Casa Legislativa, Eremita Mota de Araújo (PSDB), e os vereadores Jurandy Carvalho (PL), Silvio Dias e Professor Ivamberg, do PT, com dirigentes do Senar e da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb). Os vereadores questionaram, dentre outros aspectos, os critérios de cessão da área, o sistema de acesso aos cursos que serão oferecidos e a contrapartida da Prefeitura.

O projeto de cessão real de aproximadamente três hectares da área total de 27 hectares do Parque de Exposição, por um período de 30 anos, está na Câmara Municipal e os vereadores foram em busca de mais informações antes da votação da matéria. Segundo Humberto Miranda, presidente do sistema Faeb/Senar, a proposta é atender Feira de Santana e região, com a escola formal de cursos técnicos para pessoas prioritariamente de origem rural. Inicialmente, estão programados os cursos de Técnico Agropecuário, Zootecnia, Pecuária, Agronegócio e Fruticultura.

A presidente do Legislativo feirense disse que não há posição firmada contra a proposta, que representa um investimento de R$15 milhões, e destacou a importância da formação de mão de obra, especialmente para as comunidades rurais. “Queremos o melhor para Feira de Santana, mas nos preocupamos, principalmente, com a questão da contrapartida do governo municipal, pois desconhecemos o projeto de revitalização do parque”, afirmou. É justamente para que os vereadores e a sociedade possam conhecer melhor a proposta que será realizada uma audiência pública, inclusive com a presença de representantes do sistema Faeb/Senar.

O vereador Jurandy Carvalho ressaltou o empenho do Senar para formação de mão de obra e assegurou que a Câmara está de “portas abertas” e que nunca houve empecilho para uma parceria voltada para o bem da comunidade. Com relação ao projeto para o Parque João Martins da Silva, Professor Ivamberg também atestou a seriedade do Senar, mas admitiu, assim como a presidente Eremita Mota, ter preocupação com o cumprimento da contrapartida por parte da prefeitura. Caso não ocorra a revitalização, a escola não será construída na área do fundo do equipamento público.

Sobre prazos para início e conclusão da obra, questionamento feito pelo vereador Silvio Dias, o presidente do Senar/Faeb informou que essas definições dependem da aprovação do pedido de cessão do terreno. De 90 dias a seis meses, incluindo processo licitatório, mais nove meses para a implantação do centro, que terá aulas presenciais e à distância. Participaram ainda do encontro Carine Magalhães, superintendente do Senar Bahia, Edmundo Neto, superintendente adjunto, e Carlos Bahia, assessor jurídico do sistema Faeb/Senar. (CMFS)