Foto: Anderson Dias/site Política In Rosa

Na manhã desta quarta-feira (14), uma comissão de vereadores foi averiguar o andamento do BRT. O sistema passou a operar em fase experimental assistida para a sua implantação. A comissão foi composta pelos vereadores Alberto Nery (PT), Roberto Tourinho (PSB) e Josafá Ramos (Patriota).

Na visita, o vereador Alberto Nery disse que o sistema BRT não passa de uma fraude. “Cinco anos após o início da construção do sistema, que era para entrar em operação em 18 meses, se inicia o BRT com carros velhos e convencionais que não são padronizados para sistema. Ele deveria começar com carros articulados. Todos os carros teriam que ser com ar-condicionado, coisas que não estão sendo observadas”, disse.

Nery lembrou ainda que operação está sendo feita com quatro veículos: dois da empresa Rosa e dois da São João. “Carros que não estão dentro dos padrões para atender ao BRT. As estações não tem nenhuma estrutura para receber passageiros. Não tem sanitário e nem sequer foram limpas para receber a população. Entendemos que o propósito é apenas eleitoreiro e não visa o benefício e a melhoria do sistema de transporte da nossa cidade e do povo de Feira de Santana”, afirmou.

Nery prometeu ainda provocar o Ministério Público para que cobre aquilo que está proposto no edital. “Se não tiver proposto no edital, precisa ser revisto o preço tarifário praticado e todo o sistema de transporte porque houve uma licitação e essas empresas teriam que estar operando dentro dos padrões da licitação. Se as empresas alegam que estão tendo prejuízos, compete ao poder público subsidiar os demais recursos para resolver o problema do sistema. O que não pode é a gente ter um sistema precário porque os empresários alegam que estão tendo prejuízos e o poder público não toma nenhuma providência”, declarou.

Roberto Tourinho também foi enfático em sua opinião: o sistema é uma verdadeira fraude. “A Prefeitura anuncia que chegaram quatro ônibus novos. Estive em um dos ônibus e constatei que tem quase 230 mil quilômetros rodados no quadro. A Prefeitura anunciou ainda que nos próximos 15 dias seria cobrada tarifa zero. Ou seja, estamos há 31 dias das eleições. No edital está previsto uma tarifa diferenciada quando o BRT começar a funcionar, ou seja, a tarifa será mais cara. O edital diz também que são ônibus articulados com ar condicionado. Vi ônibus comuns que vieram, inclusive, de outras cidades para dizer que está inaugurando o BRT”, disse.

Conforme o edil, a Prefeitura de Feira já tinha anunciado inúmeras vezes a conclusão dessas obras e agora, faltando 31 dias para as eleições, com um objetivo de enganar e ludibriar a população diz que o BRT vai funcionar de forma experimental. “Se isso fosse num pais sério, não tenho dúvidas de que essas pessoas que enganaram a população iriam responder judicialmente ou até mesmo criminalmente por este ato onde se observa o desperdício do dinheiro público e a falta de um projeto correto para Mobilidade Urbana. Temos um sistema caótico, uma das tarifas de transporte coletivo mais caras do que várias capitais de estado como Recife e Fortaleza. A diferença da tarifa de ônibus em Feira de Santana para São Paulo é de que em São Paulo a tarifa é mais cara R$ 0,25 centavos. Bairros em São Paulo que a pessoa demora três horas dentro de um ônibus para percorrer de determinados bairros para o centro e com mais de 13 milhões de habitantes. Feira de Santana com mais de 600 mil habitantes tem uma tarifa R$ 0,25 centavos mais barata do que São Paulo, a maior cidade da américa latina”, disparou.