Fernanda Guedes, diretora da Escola do Legislativo

Fernanda Guedes, diretora da Escola do Legislativo – Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

Cursos na modalidade de ensino à distância (EAD) serão a novidade na programação da Escola do Legislativo da ALBA para o segundo semestre de 2025. As aulas online serão implementadas como parte do projeto Multiplicar, de fomento à criação de Escolas do Legislativo e capacitação de profissionais em Câmaras Municipais baianas. A ideia é fazer com que o conteúdo do programa alcance o extenso território estadual, com suas 417 cidades.

Segundo a diretora da Escola do Legislativo, Fernanda Guedes, neste primeiro momento, cerca de 20 câmaras municipais assinarão o acordo de cooperação técnica com a Assembleia Legislativa da Bahia, para que sejam contempladas com o programa. “No dia 6 de agosto, vamos fazer uma assinatura dos acordos com várias câmaras, que estão vindo para assinar junto com a nossa presidente Ivana Bastos (PSD), em cerimônia no Salão Nobre da Casa. Será como se fosse um lançamento, o início do nosso programa”, explicou a diretora.

Ela conta que um estúdio, com equipamentos modernos, está sendo montado nas dependências da Escola do Legislativo com o intuito de criar uma sala de aula online, para o ensino à distância. A ideia, como ela explica, é que as aulas sejam ministradas de forma sincronizada, com interação entre alunos e professor e com registro de presença, prerrequisito para a entrega do certificado de conclusão do curso.

A aula inaugural do programa Multiplicar será na modalidade EAD e está marcada para o dia 20 de agosto. O tema será Elaboração de Projetos de Lei Municipais, e o instrutor, Ian Schwartz.

Fernanda Guedes explica que a intenção é que o Programa Multiplicar também seja levado presencialmente a alguns polos regionais, como Feira de Santana, com a participação de representantes dos legislativos municipais de cidades do entorno.

Além do programa Multiplicar, a programação regular de cursos da Escola do Legislativo segue a todo vapor no segundo semestre. Para os próximos meses, já estão agendados cursos de Noções Básicas de Windows, do dia 5 a 14 de agosto e do dia 28 de agosto ao dia 9 de setembro, tendo como instrutor David Souza Dias.

A cargo da servidora Marilanja Pereira, ficarão as Oficinas de Língua Portuguesa. A primeira será sobre Uso da Pontuação: vírgula, ponto e vírgula e dois pontos, a ser realizada entre 12 e 14 de agosto. A segunda, sobre Concordância Verbal e Nominal, de 19 a 21 de agosto. E a terceira, sobre Crase: usos, exemplos, casos facultativos e macetes, de 9 a 11 de setembro.

A servidora Tataitá Rebouças estará à frente de três cursos: Redação para Enem, de 18 a 21 de agosto, Formação de Instrutores Internos, de 26 de agosto a 18 de setembro, e Oratória de Alto Impacto, de 22 de setembro a 8 de outubro. Por fim, Thiago Almeida ministrará os cursos de Segurança da Informação, 19 a 26 de agosto, e Tópicos em Inteligência Artificial, de 8 a 15 de setembro.

Também está programado um curso de Implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), específico para representantes do Grupo de Trabalho Permanente de Gestão de Dados Pessoais, composto por representantes de unidades administrativas da ALBA relacionadas ao tema. A capacitação está marcada para o dia 13 de agosto, tendo como facilitadora a auditora de contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Morgana Belazzi de Carvalho.

Além disso, o Programa A Escola e o Legislativo seguirá a todo vapor. São 25 instituições de ensino com visitação programada até o mês de setembro, sendo 20 de Salvador, duas de Lauro de Freitas, uma de Crisópolis, uma de Santo Antônio de Jesus e uma de Dias d’Ávila. Vale destacar, por fim, que durante o recesso parlamentar, no mês de julho, a Escola seguiu com o treinamento de operação do módulo legislativo do sistema No Paper, ministrado de forma remota a servidores de departamentos da ALBA que utilizam o sistema. (ALBA)