Secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner Filho

Secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner Filho – Foto: Divulgação/CMFS

A importância do Poder Legislativo (para a segurança pública) é “indiscutível”. O conceito é do próprio secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner Filho. Ele deu esta declaração em sessão solene da Câmara, na noite desta terça (17), em que recebeu o título de Cidadão Feirense. O presidente Marcos Lima (União) comandou os trabalhos e cumprimentou o homenageado. Seu colega Silvio Dias (PT), autor do Projeto de Decreto Legislativo concedendo o reconhecimento, recebeu o agradecimento do secretário. Uma numerosa plateia esteve presente, formada principalmente de personalidades das diversas corporações policiais.

Contextualizando o seu raciocínio, Marcelo Werner Filho disse que, antes da “última porta, que é a da polícia”, há várias outras. Câmara, Prefeitura e também a Justiça, seriam em sua opinião as primeiras, por onde passam as mais diversas discussões sobre a segurança pública. Com outras palavras, reforçou sua tese afirmando que “o sucesso da (segurança) passa pela aliança entre o Estado, União e municípios, estes, estratégicos através dos serviços de iluminação, pavimentação, combate à poluição sonora, importantes nas políticas de prevenção. Não menos fundamental, avalia, é a atuação de forma integrada junto com as outras forças de segurança – Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Bombeiro Militar e Guarda Municipal.

Respeito ao próximo, diz o secretário, é a “premissa básica com a qual se conduz e busca “orientar nossos colegas”. Werner Filho diz gostar de ouvir, “para entender o que está acontecendo” e que direciona sua atuação “pela inteligência e estudo para buscar a causa, não apenas trabalhar nos efeitos”. O secretário considera que a pasta sob seu comando vem “avançando em transparência, em tratamento humano e também em resultados como o da Micareta, que aconteceu sob um clima de paz”.

DELEGACIA DA PF EM FEIRA

O secretário Marcelo Werner Filho lembrou que, em 2011, foi inaugurado o posto da Polícia Federal em Feira de Santana: “Defendo que a cidade tenha uma delegacia, por sua importância econômica, seu entroncamento e localização, entre o litoral e o sertão, além de se tratar de uma região metropolitana. Estamos trabalhando nisso e esperamos para breve um anúncio oficial”. Revelou que Feira emite mais passaportes do que as outras quatro unidades do interior juntas, mostrando mais um motivo para justificar a elevação do atual núcleo à condição de delegacia da PF.

Iniciativa da gestão de Werner Filho, ele destacou a criação de um posto da Polícia Civil no Hospital Geral Clériston Andrade, para acompanhamento de ocorrências de violência, especialmente contra mulheres, crianças, idosos e adolescentes. Prometeu “novas entregas” de equipamentos, rede física e o complexo do Derba. A partir de hoje, com a cidadania recebida, garantiu, aumenta sua responsabilidade com a Princesa do Sertão. “Merecidamente, o município está representado por nada menos que seis secretários no governo Jerônimo Rodrigues, três dos quais feirenses por adoção (além dele, Rowena Brito, da Educação, e Bruno Monteiro, titular da pasta de Cultura)”, registrou. (CMFS)