Os vereadores da Câmara Municipal de Feira de Santana aprovaram, na manhã desta quarta-feira (15), na Casa da Cidadania, a proposta de emenda nº 109/2017, que altera o artigo 50 da Lei Orgânica do município permitindo a reeleição da Mesa Diretiva. A proposta é de autoria do vereador Isaías de Diogo (PPS) e foi aprovada por maioria em primeira discussão.

De acordo com a redação da proposta, “no primeiro ano de cada Legislatura, a Câmara Municipal, composta pelos membros eleitos na última eleição, reunir-se-á no dia 1º de janeiro, para dar posse aos vereadores, prefeito e vice-prefeito e eleger sua Mesa Diretora para o mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos para os mesmos cargos na eleição subsequente para mais um mandato”.

A matéria teve os votos contrários dos vereadores José Carneiro Rocha (PSDB) e Roberto Tourinho (PV) e as abstenções dos edis Eremita Mota (PSDB) e Edvaldo Lima (PP), que prontamente se justificaram. “Essa é uma postura pessoal. O Governo Municipal não tem nenhuma posição sobre essa questão e cada um vota como quiser. Não tenho nada contra Ronny e ele sabe disso, só não entendi porque ano passado aprovamos aqui um projeto que proíbe a reeleição e três meses depois querem aprovar outro que permite. Desistiram da proibição? A Casa aprovará, mas não terá meu voto”, garantiu José Carneiro.

Também detentor do voto contrário, o edil Roberto Tourinho afirmou que não concorda com a proposta de reeleição da Mesa Diretiva. Fez uma volta ao passado, onde elogiou vários ex-presidentes, e revelou que ano passado teve seu nome cogitado por alguns vereadores para concorrer a eleição da Mesa Diretiva como presidente. “Chegamos a nos reunir  e até montar chapa, mas sempre evitei falar do assunto com a imprensa, desafio se algum membro tem qualquer gravação minha tratando do disso”, revelou.

Com o voto de abstenção, a vereadora Eremita Mota (PSDB) afirmou ser contra a ideia de reeleição da Mesa Diretiva e relatou que ano passado tinha certeza de que o colega Roberto Tourinho disputaria a eleição e queria garantir a ele seu voto. “Tourinho chegou a ter nove votos. Não sei porque depois cada um tomou um rumo. Mas, quero aqui parabenizar o vereador Ronny, por duas vezes conseguir se eleger presidente da Casa com maioria esmagadora dos votos. Admiro muito sua maneira de conversar com os colegas e obter os votos”, elogiou.

Após estes pronunciamentos, vários edis dispararam a garantir votos favoráveis ao vereador Reinaldo Miranda, Ronny (PHS), numa possível reeleição da Mesa. Agradecido, o presidente fez uso da tribuna e externou sua opinião sobre o assunto. “Em nenhum momento pensei numa reeleição ou conversei com qualquer colega sobre o assunto, mas garanto que fui procurado por alguns para afirmar que tenho seus votos numa possível reeleição. Fico feliz em ver meu nome sendo cogitado e agradeço aos pares que em mim confiaram o voto e estão satisfeitos com minha gestão”, pontuou.

Atualmente, a Mesa Diretiva da Casa tem o vereador Reinaldo Miranda, Ronny (PHS) como presidente; Ewerton Carneiro da Costa, Tom (PEN), como 1º vice-presidente; Marcos Lima (PRP) como 2º vice-presidente; Isaías de Diogo (PPS) como 3º vice-presidente; Gerusa Sampaio como 1ª secretária; Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (DEM) como 2º secretário e Fabiano Nascimento, Fabiano da Van (PPS) como 3º secretário.