José Carneiro elogia mutirão de cirurgias eletivas: “medida acertada do Governo do Estado”

Vereador José Carneiro (União) – Foto: Anderson Dias/Site Política In Rosa
O vereador e líder do Governo na Câmara Municipal de Feira de Santana, José Carneiro (União), afirmou que não pode deixar de reconhecer que a medida tomada pelo Governo do Estado foi importantíssima para a Bahia no que diz respeito ao mutirão de cirurgias eletivas.
“Me recordo que há um ou dois anos, a dificuldade de homens e mulheres conseguirem uma cirurgia de hérnia, vasectomia ou outras, era muito complicada. E, depois desse mutirão implantado pelo Governo do Estado, não tenho dúvida de que melhorou sensivelmente. O valor pago no mutirão é bem superior ao que o SUS paga normalmente. E acho que a questão maior foi exatamente essa. Tenho que não me render, mas ser justo e reconhecer que foi uma medida acertada do Governo do Estado”, afirmou.
Programa
O Programa Estadual de Ampliação do acesso às Cirurgias Eletivas tem como objetivo ampliar a oferta de Procedimentos e Cirurgias Eletivas de média e alta complexidade, reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas e evitar complicações secundárias à evolução da doença por perda do tempo cirúrgico oportuno. A oferta ocorre, prioritariamente, de forma descentralizada e regionalizada, priorizando a demanda reprimida e as filas de espera existentes, sendo os serviços executados por unidades da Rede de Saúde públicas, filantrópicas e/ou privadas, no âmbito do Estado, de acordo com o respectivo perfil e complexidade.
Tipos de cirurgias
São ofertados procedimentos cirúrgicos eletivos nas especialidades: cirurgia geral (hernioplastias, colecistectomia, tireoidectomia etc.), ginecologia (histerectomia, miomectomia, laqueadura etc.), oftalmologia (cirurgia de catarata, pterígio etc), otorrinolaringologia (amigdalectomia, amidalectomia com adenoidectomia), urologia (ressecção endoscópica de próstata etc) e cirurgia vascular (tratamento cirúrgico de varizes) dentre outras.