Alagoinhas inicia implantação robótica educacional

Foto: Roberto Fonseca / SECOM

A Prefeitura Municipal de Alagoinhas (PMA) iniciou, na quarta-feira (20), a implantação de kits de robótica para as escolas do Ensino fundamental 2 da rede municipal de ensino. A ação tem o incentivo da empresa Ardagh Metal Packaging em parceria com o SESI.

“Hoje estamos conhecendo os kits de robótica Lego, o que vai culminar na instalação do projeto de tecnologia nas escolas municipais. O uso de tecnologias é parte importante do processo de modernização que estamos promovendo na educação pública do município e políticas públicas. Durante a tarde foi feita uma apresentação da empresa Ardagh, juntamente com o SESI, para a explicação da importância da implementação do projeto que já é realidade no nosso município. O SESI está dando toda a mentoria e a Ardagh com todo o incentivo para que o projeto fosse implantado”, afirmou o secretário de Educação, Marcos Amorim.

O projeto social estratégico tem um prazo de 10 anos na metodologia STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para escolas públicas.

Segundo a diretora de Sustentabilidade da Ardagh, Elisangela Matos, o projeto Ardargh Para Educação visa ferramentas para escolas públicas onde a empresa tá inserida. “O projeto visa devolver para comunidade de Alagoinhas, que acolheu a nossa fábrica, um projeto social de longo prazo com um investimento forte para educação que está ligado com a estratégia social de sustentabilidade, ligado também com o DS4 (que é a educação de qualidade). A gente espera que as crianças e jovens, que serão impactados pelo projeto, poderão ter mais competências para poder estar inserido no mercado de trabalho e quem sabe no futuro serão os nossos futuros profissionais da indústria”, explicou.

A diretora também falou durante sua apresentação que o projeto pretende aumentar as competências dos professores através de treinamentos de alta qualidade em robótica e STEM, proporcionar aos alunos (as) metodologias hands-on para melhorar suas habilidades técnicas, desenvolver os alunos (as) para as demandas do século 21 voltados para soft skills tais como resolução de problemas, colaboração, comunicação, pensamento crítico, ética e respeito.

“Esse convite da Ardargh para o SESI ser a instituição a fazer a formação dos professores e a implantar a robótica educacional nas escolas municipais de Alagoinhas ocorreu pela nossa experiência. A gente vai fazer robótica educacional como uma das metodologias que o SESI adota nas suas escolas. Nós acreditamos que é uma metodologia que traz para os estudantes e para os professores, capacidades relacionadas ao que se precisa hoje e numa educação de futuro também a linguagem de programação, que é uma alfabetização para esses estudantes, pensamento criativo, trabalho em equipe, solução de problemas e, principalmente, a tecnologia sendo vista como um processo e não como apenas algo pronto e acabado”, disse Clécia Lobo de Moraes, superintendente de Educação e Cultura do SESI na Bahia, sobre o papel de executora do SESI.

Esse contato dos gestores, coordenadores pedagógicos e professores com o novo material aconteceu no Espaço Colaborar. Os equipamentos são formados por um kit Lego Spike Premium e serão entregues para escolas municipais, sendo utilizados por estudantes do 6º ao 9º ano. O equipamento beneficiará cerca de 2 mil estudantes e é conduzido pela coordenação do Ensino Fundamental II, e Coordenação de Tecnologia da Informação (Jamile Cerqueira). (Ascom/PMA)