Vereador Jurandy Carvalho

Vereador Jurandy Carvalho (PL)

O vereador Jurandy Carvalho (PL), em seu pronunciamento na sessão desta terça-feira (12), na Câmara Municipal de Feira de Santana, comemorou a retomada dos eventos na cidade. Jurandy pediu ainda ao prefeito Colbert Filho (MDB) que realize as festas juninas na cidade. Colbert já disse que se tivesse que escolher um grande evento para ser realizado, este evento seria a Micareta de Feira de Santana. “A maior festa na Bahia não é a Micareta e nem o Carnaval. É o São João. É ele que semeia milhões de recursos nesse Estado através do Turismo de muita gente que vem do sul do país para participar do São João do Nordeste”, disse.

O vereador aproveitou para pedir a retomada do tradicional Arraiá do Comércio. Ele disse ter participado deste evento durante os 20 anos em que ele aconteceu e garantiu que o evento só ajuda na economia da cidade, principalmente na zona rural, onde os produtores vêm para a cidade para vender as suas iguarias e suas mercadorias. Jurandy fez um clamor ao prefeito Colbert Filho: a retomada do Arraiá do Comércio. “Além de aquecer o comércio. As produtoras e produtores rurais se reúnem para venderem suas iguarias. O Sesc e o Senac sempre cuidaram desse evento, trazendo e treinando produtores rurais”, falou.

Jurandy lembrou que o evento era realizado na Praça Bernardino Bahia, logo após foi para o estacionamento da Prefeitura, para a Praça do Fórum Desembargador Filinto Bastos e, por fim, estava sendo realizado na Praça da Matriz. Conforme Jurandy, o Arraiá reúne mais de 90 produtores rurais diretamente e mais de mil produtores indiretamente, gerando uma renda de mais de R$ 1 milhão para o homem do campo que nesse período vende licor, canjica, amendoim e outras iguarias.

“São mais de 80 grupos de forró genuinamente de Feira de Santana. O dinheiro todo fica aqui em Feira de Santana. É daí que vem meu apelo: vamos fazer o São João de São José, o São Pedro de Humildes, o São Pedro de Jaíba, o São Pedro de Bonfim de Feira e o São João de Tiquaruçu com as atrações locais que são muito boas e de qualidade. Temos muitas bandas de qualidade e a gente pode fazer uma grande festa, um grande movimento em nossa cidade. Movimentando o dinheiro com os artistas e produtores de nossa cidade”, pediu.

Apartes

Em aparte ao discurso de Jurandy, o vereador Galeguinho SPA (PSB) o parabenizou pela sua fala e disse que tudo que ele citou tem todo o seu apoio, pois está coerente. “Na maioria das vezes, esses produtores ficam esperando para que chegue esse evento para venderem suas mercadorias e dali tirar o seu sustento e fomentar o que produz. Espero que o prefeito possa entender a necessidade do povo da zona rural e de retomar esse grande evento”, declarou.

De volta com a palavra, Jurandy destacou que sabe da competência do secretário de Cultura, Jairo Carneiro, e disse que está na hora de chamar o Sesc e outras entidades para retomar os festejos dos distritos, como a Festa do Vaqueiro de Ipuaçu, de Jaguara, do Socorro e dentre outras da região. “Está na hora da gente voltar as cavalgadas, que já tem diversas em nosso município. Mas tomar de forma oficial com o apoio da Prefeitura”.

Também em aparte, o vereador Petronio Lima (Republicanos) lembrou que essa é uma época onde o produtor da zona rural fomenta tanta a cultura raiz do nosso município como também a parte do comércio. “A época que eles mais faturam são as festas juninas. Além dos festejos, essa é época das colheitas em que eles comercializarem seus principais produtos”, falou.

Jurandy Carvalho finalizou afirmando que a retomada do Arraiá do Comércio e das festas juninas é a geração de emprego e renda na zona rural de Feira de Santana.