Vania Silva e Irmão Lázaro

Vânia Silva e Irmão Lázaro – Foto: Divulgação

Com diversos projetos sociais em todo Estado e pronta para seguir o legado deixado pelo ex-deputado federal e ex-vereador, Irmão Lázaro – falecido no último ano, acometido pela covid-19 – Vânia Silva anuncia pré-candidatura a deputada estadual pelo PL. Ela, que sempre esteve presente em todos os projetos do esposo, agora sente a mesma necessidade que Lázaro ao entrar na política, a de aumentar a rede de apoio a quem mais precisa.

Vânia Silva tem 38 anos e não é só a viúva do saudoso Irmão Lázaro, mas uma mulher de muita garra, que ao lado do esposo, conheceu a Bahia, implementou e fortaleceu diversos projetos sociais. “Sou mãe de duas filhas, uma de 10 e uma de 5 anos, sou estudante de psicologia e gestora da Casa Terapêutica ‘Um Sentimento Novo’. Também sou pastora da Igreja Batista Luz Divina, que é a igreja onde eu e Lázaro pastoreávamos”, contou Vânia à reportagem do Jornal Folha do Estado.

A pré-candidata sempre esteve nos bastidores, dando apoio ao esposo, ouvindo a população e criando estratégias para que mais pessoas fossem beneficiadas pelos projetos sociais. “Quando Lázaro entrou na política, foi porque precisava de mais espaço para ajudar as pessoas, e eu embarquei junto com ele por reconhecer que essa era uma missão divina e necessária para milhares de famílias e pessoas. É nesta mesma linha de pensamento que hoje, me vejo pronta para seguir. Onde precisarem de mim e eu puder ajudar, quero estar lá”, apontou.

Legado

O Centro de Recuperação ‘Um Sentimento Novo’ é um exemplo do trabalho realizado pelo casal. Fundada em 2011, a Casa Terapêutica pode abrigar até 100 pessoas que sofrem com dependência química e presta apoio também para as famílias de quem está internado no local. O grande mantenedor era Lázaro, mas a determinação de Vânia, fez com que mesmo após a partida do cantor e político, o projeto tivesse continuidade. “Depois que Lázaro partiu, nós continuamos com o centro de recuperação, inicialmente eu não sabia como conduzir a instituição – na verdade parecia impossível – financeiramente falando, mas dentro do meu coração, sempre tive a certeza de que eu faria o possível para permanecer, independente de não saber como”, contou Vânia Silva.

“Graças a Deus e aos nossos apoiadores, até aqui não tem faltado nada, mas entendemos que pode fazer mais, que podemos buscar novas portas, novos caminhos e eu colocarei todo o meu empenho, porque conheço o projeto desde que foi fundado e entendo que ele é muito importante não só pra mim, não só pras pessoas que trabalham ali, não era só pra Lázaro, mas para as famílias que são alcançadas, para as pessoas que são recuperadas. Nós sabemos que é importante demais para sociedade no momento que a gente vive, que sejam dadas novas chances às pessoas ao invés de excluí-las e abandoná-las. Nós iremos continuar dando esse apoio e contando com os nossos apoiadores e muitos outros que podem se associar ao Centro de Recuperação e ser parceiros também”, declarou.

Outro projeto de Lázaro que atualmente é presidido por Vânia, é a Igreja Batista Luz Divina, localizada na Av. João Durval Carneiro em Feira de Santana. “Foi um projeto muito amado por nós, em que éramos pastores. Lázaro era presidente e eu, vice-presidente, assumi a presidência quando ele faleceu e hoje pastoreio. Essa igreja, nós costumamos dizer que é uma filha do Centro de Recuperação, é também a segunda igreja que montamos, e nela eu encontrei muito apoio das pessoas que caminham junto com a gente para me levantar e seguir”, declarou.

Após assumir todos esses projetos sociais, Vânia percebeu a importância de se fazer presente também na política. “No início eu não tinha noção de que poderia me envolver na política. Mas, depois de seis meses após a partida de Lázaro e das dificuldades em manter os legados sociais, entendi a necessidade de participar da política. Entendo que com ela, assim como Lázaro fez lá atrás quando tomou a mesma decisão, serei um instrumento de ajuda aos vulneráveis de forma mais abrangente. Hoje, fora da política, consigo ajudar um número bem reduzido de pessoas, mas dentro dela, nós podemos continuar ajudando não só quem já ajudamos e as comunidades de Feira de Santana, Salvador, RMS, como toda a Bahia e podendo abrir para o Brasil”, afirmou.

Mulher na Política

A desigualdade entre a presença masculina e a feminina na política é grande, e a pré-candidata pretende fortalecer a representatividade da mulher na Assembléia Legislativa da Bahia e defender pautas que protejam e defendam não só as mulheres, como suas famílias. “Com certeza sou tendenciosa ao público feminino, faço um trabalho com mulheres há mais de três anos, o ‘Graciosas’, que envolve várias mulheres e praticamos várias ações sociais. Através da política, posso crescer esse projeto envolvendo várias mulheres que trabalhem com outras mulheres que estão presentes em todas as áreas e que nas comunidades, de forma que ouçam necessidades de mais e mais mulheres e juntas lutemos pelo que acreditamos, por nossas famílias e claro, opinando acerca do futuro do nosso Estado”, concluiu. (Ascom)