desembargador Roberto Maynard Frank

Foto: Divulgação/TRE-BA

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Roberto Maynard Frank, concedeu entrevista para a imprensa na manhã deste domingo (2) com um balanço parcial das eleições. De acordo com o presidente do Regional, a grande procura do eleitorado na manhã deste dia de eleição é “extremamente positiva”, pois faz parte da cultura dos baianos votarem pela manhã e, assim, participarem da maior festa da cidadania.

O desembargador assevera que o número de ocorrências está dentro do previsto, pois se trata de um evento grandioso, que “envolve o exercício da cidadania nas maiores eleições já realizadas no país”. “No estado da Bahia, nós tivemos um grande acréscimo no número de eleitores aptos a votar. São quase um milhão de eleitores a mais do que nas eleições de 2020, quando eram pouco mais de 10 milhões”. Ele comentou que o número de urnas trocadas até o momento é “insignificante” e que o “pleito tem transcorrido na tranquilidade esperada”.

O tempo de votação também está dentro do esperado, já que cinco cargos estão em disputa neste pleito: deputado(a) estadual, deputado(a) federal, senador(a), governador e presidente da República. O tempo médio considera ainda a utilização da biometria.

Sobre denúncias de ilícitos eleitorais, o presidente do Regional reforçou a importância do uso do aplicativo Pardal para comunicar às autoridades competentes sobre os flagrantes feitos pela população. As denúncias são encaminhadas diretamente para a Procuradoria Regional Eleitoral, que adota as medidas cabíveis para que a Justiça Eleitoral decida sobre o feito.

Para garantir a segurança das eleições, Roberto Frank informou que o Regional implementou, pela primeira vez, na sede administrativa, uma sala de contingência envolvendo todas as forças de segurança estadual, com participação da Polícia Civil, Polícia Militar e representantes do grupo Neoernergia, bem como do grupo que cuida da retransmissão dos dados da eleição. Uma das medidas de segurança da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) nestas eleições é o uso de drone para fiscalizações.

O presidente acrescentou ainda que neste sábado (1º) foram sorteadas as 43 urnas eletrônicas que participam da auditoria. Desse total, 31 estão sendo auditadas no prédio anexo do TRE-BA. A votação paralela pode ser acompanhada ao vivo pela internet. Fiscais e observatórios internacionais, comando do Exército, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), partidos políticos e servidores participam da auditoria. O trabalho conta com apoio de equipes do Ministério Público da Bahia (MP-BA). “Eu convoco você, eleitor, a se dirigir ao seu local de votação, exercer o seu sufrágio, para que nós tenhamos um futuro melhor, de forma ordeira, em paz, respeitando as diferenças, porque isso, sim, é democracia”, declarou o presidente. (TRE-BA)