Prefeitura de Mata de São João amplia projeto “Olhar para o Futuro” e promove teste de visão para alunos da rede estadual

Foto: Divulgação/PMMSJ

Na manhã desta segunda-feira (05), a Prefeitura Municipal de Mata de São João (PMMSJ), através da Secretaria de Saúde, promoveu um mutirão, no Colégio Estadual Bráulio Sampaio, para realização de testes de acuidade visual, a fim de mapear a saúde ocular dos alunos. A ação é uma iniciativa que faz parte do projeto “Olhar para o Futuro”, um programa da rede municipal que está sendo ampliado para as escolas estaduais.

Na ocasião, os testes foram aplicados por agentes de saúde do município.  Solange Borges Ferreira, uma das aplicadoras, explica que por meio desta ação a Prefeitura visa acolher os alunos da rede estadual, proporcionando maiores possibilidades para o cuidado com a sua saúde ocular.

“Nossa missão hoje aqui, é identificar alunos que apresentam dificuldade em enxergar.  Após essa triagem, aqueles que apresentam algum problema ocular são contactados pela unidade de saúde para passar pelo médico oftalmologista para realizar o exame e, posteriormente, receber os óculos”, explica Solange.

Para Andressa, aluna do 1° ano A do Colégio Estadual Bráulio Sampaio, ter acesso ao “Olhar para o Futuro”, programa proporcionado pelo município, é muito importante para que os alunos descubram algum problema de visão, mas “principalmente, para aquelas pessoas que não têm condições tenham acesso tanto a um exame com um bom profissional, quanto a um óculos de qualidade”, pontuou.

Com o projeto “Olhar para o Futuro”, a Prefeitura de Mata de São João se dedica não só a melhorar a qualidade de vida dos alunos, mas também o seu desempenho escolar.

Os alunos das escolas estaduais Getúlio Vargas e Alaor Coutinho também vão ser contemplados.

TESTE DE ACUIDADE VISUAL

Oferecido nas escolas do município, o teste de acuidade visual é um exame que serve para analisar o quanto alguém consegue distinguir o contorno, as cores e a forma das coisas. Além disso, ele também indica se a visão espacial do paciente é boa. (PMMSJ)