Municípios pressionam e Coelba assume compromisso por melhorias na Bahia

Foto: Divulgação/UPB

Com o objetivo de agilizar o atendimento e encontrar soluções para as demandas relacionadas ao fornecimento de energia elétrica nos municípios baianos, a União dos Municípios da Bahia (UPB) realizou, nesta terça-feira (19), em parceria com a Neoenergia Coelba, o Encontro de Contas das Demandas Municipais. O evento, sediado no auditório da entidade em Salvador, reuniu prefeitos, secretários, técnicos de mais de 300 cidades, além de representantes do Ministério Público e da concessionária, que também disponibilizou equipes para atendimentos individualizados às prefeituras.

A iniciativa integra um acordo entre a Diretoria da UPB e a Neoenergia Coelba para buscar soluções para as questões levantadas pelos municípios. Durante o encontro, os gestores apresentaram a Coelba demandas relacionas à expansão de rede, aumento de carga, manutenção da fiação elétrica, quedas e oscilações de energia, problemas que impactam diretamente no desenvolvimento de setores produtivos do agro, comércio e indústria.

O presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, destacou a importância da união dos gestores na cobrança por melhorias. “Vamos fazer acontecer para a Bahia ter uma concessionária que atenda a todo o interior com qualidade e atendimento resolutivo. Temos que estar unidos para alcançar o objetivo que é melhorar a qualidade da energia. Tem regiões que não se desenvolvem porque a energia além de não chegar com qualidade é monofásica”, disse. Wilson ainda reforçou que a Diretoria de Serviços para acompanhar demandas relacionadas não só à Coelba, mas também à Embasa e à Conder, trazendo uma nova estrutura jurídica à UPB “para dar paz e tranquilidade a todos nossos prefeitos e prefeitas”.

Representando o presidente da Coelba, Thiago Guth, a superintendente de Relações Institucionais da Neoenergia Coelba, Maria Helena Monteiro, reforçou o compromisso da concessionária com os municípios. “Mais do que reforçar o investimento na Bahia, estamos reforçando nosso compromisso de atender, resolver e de voltar aqui para ter o reconhecimento. Vamos ouvir todas as demandas e críticas porque o nosso papel é atender bem. Somos uma empresa privada, prestamos um serviço público e precisamos oferecer, qualidade, segurança e confiabilidade”.

A promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Defesa do Consumidor do MPBA (CEACON), Thelma Leal de Oliveira, ressaltou a importância da qualidade no serviço prestado. “Além da energia elétrica ser um serviço público essencial é uma relação de consumo. O consumidor paga um preço por aquele serviço e ele precisa ter a correspondência em qualidade. E tem toda uma legislação que protege essa relação, desde a Constituição até o Código de Defesa do Consumidor”. A promotora ainda completou: “já não existem barreiras entre a gestão municipal e o Ministério Público, porque os nossos interesses são os mesmos do bom gestor que é o bem estar da população”.

A diretora de Serviços da UPB e prefeita de Mucugê, Dona Ana, chamou atenção para a necessidade de compromisso da Coelba com os municípios. “Queremos uma parceria que realmente vá atender as demandas de todos os municípios. Sabemos que têm muitas queixas e demandas reprimidas da Coelba. Precisamos de troca de transformadores, limpeza de fios de manutenção, investimento em extensão e manutenção de rede e resolver de uma vez por todas a questão de queda de energia”, listou. A gestora encerrou otimista. “Tenho certeza que com essa parceria vamos resolver os problemas”.

No período da tarde, técnicos da concessionária realizaram atendimentos individualizados para receber e encaminhar demandas específicas de cada prefeitura, criando um canal direto de diálogo e agilizando soluções para problemas como quedas constantes, oscilações de energia, mudanças de fase e novas ligações — inclusive para obras de equipamentos públicos que precisam ser inaugurados. (Ascom/UPB)