Presidente do Cidadania em Feira de Santana avalia federação com o PSB

Vereador Pedro Américo (Cidadania) – Foto: Anderson Dias/Site Política In Rosa
O vereador e presidente do partido Cidadania em Feira de Santana, Pedro Américo, falou sobre os rumos da federação formada pelo PSB e o Cidadania em entrevista ao site Política In Rosa. Ele destacou que o PSB na cidade não tem vereadores de mandato, só o dele pelo Cidadania.
“Todo debate de federação passa pela direção estadual e nacional. Estamos acompanhando esse debate. Nós, da Bahia, fizemos um encaminhamento no passado para findar a federação com o PSDB, um partido que não representava aquilo que o Cidadania entende como políticas públicas e pautas prioritárias para nossa sociedade. Então, a federação acabou e houve esse diálogo com o PSB. O diálogo com o PSB está bem avançado com João Campos (PSB), atual prefeito de Recife, e toda a rede no Brasil inteiro. Acredito que é uma viabilidade. Estão discutindo as questões jurídicas. Como não tem vereador do PSB aqui na cidade, não vai interferir em nada o nosso trabalho ao nível local”, relatou.
Perguntado sobre, caso ocorra essa federação, como se posicionará o Cidadania, já que o PSB é aliado ao Governo do Estado e Federal, Pedro Américo afirmou que esse debate vai ter que ser feito com toda a federação. “O Cidadania vai apresentar seu posicionamento. Esse posicionamento ao nível de Estado ainda não foi colocado. O PSB tem uma relação com o governador Jerônimo. A gente reconhece que essa relação existe. Havendo a federação, a gente vai ter habilidade de dialogar e de construir uma solução conjunta para que ambos os partidos nesse processo possam ter a sua forma de atuação. Acredito que não será algo difícil de dialogar. Nós estamos acompanhando, por exemplo, União Brasil/PP está tendo esse problema também porque União Brasil, apesar de ter ministérios no governo Lula, mas ao nível de Bahia, é oposição a Jerônimo. E o PP apoia Jerônimo. Então, é avaliar, ter paciência e entender como o tabuleiro vai jogar. Nosso partido tem até dezembro para finalizar todos os processos de diálogos e negociações com o PSB. Entendo que é uma federação que pode ajudar o partido e pode ajudar o Brasil. Isso é importante”, disse.
Pedro Américo falou que o PSB tem uma visão social importante, a gestão de João Campos em Pernambuco tem dado ótimas referências de um modelo de gestão. “É alguém que a gente entende que tem como contribuir nesse debate. Tem a deputada federal de São Paulo Tabata Amaral também, que é do PSB, e a gente está dialogando com a equipe dela. Acredito que pode ser muito bom para a Bahia ter essa federação. E o Cidadania pode crescer com isso. Mas vamos aguardar, ter paciência e sabedoria”, afirmou.
Fim da federação PSDB/Cidadania
Indagado sobre o motivo pelo qual não deu certo a federação com o PSDB e se pode dar certo agora com o PSB, o vereador Pedro Américo informou que o PSDB passou por um problema interno de reestruturação, inclusive do próprio partido.
“Você vê, os governadores que eram do PSDB saíram do partido e foram para o PSD. Não tem mais nomes nacionais de referência no partido, não tem mais unidade. Vou dar um exemplo: eu, Pedro Américo, pessoalmente, busquei o setor da fundação voltado para educação, formação política. Procurei, no passado, o PSDB ao nível de Brasília. Conversei com a assessoria na época, inclusive era um assessor de Aécio Neves, que era o presidente da fundação, para que a gente pudesse fazer um evento formativo aqui em Feira de Santana, e o PSDB simplesmente ignorou esse debate. Fui lá pessoalmente várias vezes, tentei e eles não se colocaram à disposição, nem cogitaram a possibilidade de ajudar uma cidade como Feira de Santana. Já o Cidadania se colocou à disposição, colocou a fundação, a pouca estrutura que tinha. Isso foi o que me aproximou”, contou.
E continuou: “Você precisa ter uma rede dentro do partido onde você funcione, dialogue e converse com as pessoas. O modelo do PSDB é um modelo que cria muitos políticos de ‘reis na barriga’, vamos dizer assim. Acho que por isso que não deu certo. Mas, acredito que esse novo momento com o PSB, que é um partido que tem causas sociais mais claras, que tem uma postura mais presente na sociedade, está mais alinhado com aquilo que o Cidadania também defende”, findou.