Reunião com gestores apresenta resultados do SAEV e estratégias para avanço no IDEB

Foto: Silvio Tito

Na manhã desta terça-feira (9), o auditório da Secretaria de Educação de Feira de Santana foi palco de um importante encontro entre gestores e coordenadores das escolas municipais. A reunião, conduzida pelas coordenadoras do programa Educar pra Valer (EPV), apresentou a devolutiva dos resultados das avaliações realizadas pelo Sistema de Avaliação do programa Educar pra Valer (SAEV).

Em julho e agosto, os estudantes da rede participaram de provas de fluência leitora, Língua Portuguesa e Matemática. Os dados foram consolidados em relatórios gerais, apresentados em gráficos, além de resultados individuais de cada escola, que também foram analisados pelos gestores.

Segundo a análise, os estudantes foram classificados em três grupos: prioritário (necessitam de maior intervenção pedagógica), de transição (já apresentam avanços e estão próximos do nível desejável) e desejável (alunos que já consolidaram as habilidades esperadas).

“Esse momento é praticamente uma oficina. Estamos mostrando aos gestores como utilizar os resultados do sistema e como fazer análises detalhadas, seja no nível da escola, da turma ou até do aluno individualmente. A partir desses dados, conseguimos identificar as habilidades que precisam de maior atenção e construir estratégias para garantir que todos avancem”, destacou Keila Braga, articuladora do programa Novos Caminhos da Educação, desenvolvido em parceria técnica com a equipe de Sobral (CE), município referência nacional em políticas educacionais.

A secretaria e as equipes escolares estão intensificando o planejamento pedagógico e reforçando a mobilização em contagem regressiva para a avaliação, prevista para este mês.

Importância das avaliações externas

Além do SAEV, os gestores reforçaram o papel das avaliações externas, como o SABE (Sistema de Avaliação Baiano da Educação) e o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), fundamentais para compreender a qualidade da educação ofertada e orientar políticas públicas.

Em 2025, as provas serão aplicadas nas seguintes datas:

SAEB – 20 a 31 de outubro (turmas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental);

SABE/2025 – Momento I – 6 a 10 de outubro (5º e 9º anos do Ensino Fundamental);

SABE/2025 – Momento II – 10 a 14 de novembro (2º ano do Ensino Fundamental das redes municipal e estadual).

Para garantir a legitimidade dos resultados, é essencial que pelo menos 80% dos estudantes participem das avaliações, reforçando o compromisso coletivo com a melhoria da aprendizagem e o fortalecimento da rede municipal de ensino. (PMFS)