Obras do Teatro Municipal de Itabuna entram em fase de acabamento

Foto: Waldyr Gomes

O Teatro Municipal de Itabuna, que levará o nome de uma das maiores artistas do teatro itabunense, Candinha Dória, deverá ser inaugurado no dia 26 de julho, próximo, durante as comemorações pelo 109º aniversário de emancipação política e administrativa do município. Segundo a responsável pela administração do Teatro, Cláudia Dória, a inauguração do teatro deverá contar apresentações da Orquestra Sinfônica da Bahia, do Ballet do Teatro Castro Alves e do cantor Luiz Caldas.

Ao explicar detalhes da estrutura do Teatro, Cláudia Dória informou que nesta fase do projeto estão sendo finalizadas as instalações do sistema de ar condicionado, da fachada principal, além do acabamento do palco que, segundo a administradora do Teatro, será um dos maiores do país, possibilitando a apresentação de qualquer espetáculo nacional ou internacional.

De acordo com a Prefeitura, a obra do Teatro de Itabuna esteve paralisada por mais de 10 anos e foi retomada em março de 2018, após assinatura do convênio entre o Governo do Estado e o Município, que destinou recursos para o empreendimento. Para retomar as obras, o projeto precisou passar por adequações técnicas, passando a atender às normas ambientais, de segurança e de acessibilidade. Com uma estrutura que impressiona a todos que passam pelo local, o Teatro Candinha Dória terá capacidade para aproximadamente 600 pessoas, incluindo espaços lugares para pessoas de mobilidade reduzida, cadeirantes e obesos.

Além da beleza e imponência de sua fachada, o Teatro terá uma série de atrativos, como o acabamento interno que dispõe de modernos equipamentos em iluminação, sonorização, mecânica cênica, normas de segurança e combate a incêndio, projeto de acústica. O Teatro terá ainda um amplo foyer que servirá de espaço para exposições, espaços como camarim, sanitários e salas de apoio e administração. Para garantir a continuidade da obra e, principalmente a assegurar a qualidade do serviço, o prefeito Fernando Gomes transferiu o gabinete para um estande numa das áreas laterais do teatro, de onde está despachando. “Quero uma obra bem feita, bonita, útil, importante e resistente ao tempo, porque Itabuna precisa, merece e porque também eu amo minha cidade”.

Para Fernando Gomes, com o Teatro Municipal, a cidade ganha um espaço amplo e moderno que poderá, além de atender a população, gerar emprego e renda ao município a partir do fortalecimento do turismo de negócios, com a realização de eventos como conferências, palestras, grandes espetáculos e produções nacionais. “Este empreendimento fomentará a cultura, possibilitando a realização de grandes eventos e espetáculos no município, valorizando a nossa cultura e os artistas da nossa terra, numa cidade que é berço de talentos”.