Hospital da Mulher amplia capacidade de atendimento a bebês prematuros

Foto: ACM

O Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, ampliou a capacidade de atendimento a bebês prematuros. Foi inaugurada nesta quarta-feira (17) a segunda Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCO II). O equipamento passou de 7 para 15 leitos, com todas as adequações necessárias para atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com recursos próprios de aproximadamente R$ 700 mil, foram realizados investimentos para manter a unidade de médio risco, incluindo berços aquecidos, incubadoras de transporte, monitores, bombas de infusão, sistema de ar-condicionado e implantação de redes de computadores para informatização dos serviços, além de todos os equipamentos exigidos pelo Ministério da Saúde.

Para o prefeito Colbert Filho, a entrega do equipamento representa um avanço significativo para a assistência na unidade hospitalar. “Com a nova Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional estamos ampliando o número de vagas e, consequentemente, salvando vidas. O complexo Materno Infantil do Hospital da Mulher está preparado para oferecer assistência de qualidade e garantir o bem-estar tanto dos bebês quanto de suas famílias, reforçando nosso compromisso com a saúde da comunidade”, destacou.

NOVOS INVESTIMENTOS

Na ocasião, o prefeito assinou a ordem de serviço para a reforma e ampliação do centro cirúrgico, um investimento de quase um milhão de reais, e ressaltou a necessidade de um novo projeto para a transferência e ampliação do Ambulatório de Especialidades do HIPS para um local mais espaçoso, visando promover maior qualidade na assistência e atender à demanda reprimida.

“Precisamos expandir a assistência às mulheres feirenses e podemos utilizar o espaço atual para ampliar os serviços de ginecologia, pré-natal de alto risco e outras especialidades já oferecidas no Hospital da Mulher. Ao mesmo tempo, ampliaremos as especialidades no novo Ambulatório para melhor atender nossas crianças”, afirmou o prefeito.

ESTRUTURA

Segundo Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, a nova UCINCO possui uma infraestrutura moderna e equipamentos avançados.

“A nova unidade conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros profissionais especializados, prontos para oferecer cuidados individualizados e personalizados, com toda a estrutura de suporte avançado”.

Para o diretor geral do Hospital da Mulher, o médico Francisco Mota, a inauguração desse moderno equipamento representa um grande avanço para a instituição.

“Hoje é um dia muito importante para todos nós, especialmente para os médicos e enfermeiros que se dedicam aos cuidados dos nossos recém-nascidos e na promoção da saúde materno-infantil”, destacou o diretor.

NÚMEROS

O Hospital da Mulher é uma referência em partos em toda a região do estado da Bahia. Em 2022 foram realizados 7.092 partos, sendo 7,2% deles prematuros, totalizando 547 recém-nascidos prematuros no ano passado. Somente entre janeiro e abril deste ano já foram realizados 2.528 partos, sendo 8,1% prematuros, ou seja, 221 bebês prematuros que precisaram continuar internados na UTI neonatal ou na UCINCO – Unidade de Cuidados Intermediários Convencional Neonatal. (PMFS)