Pedro Cícero e Pedro Américo

Pedro Cícero (Cidadania) e Pedro Américo (UB) – Montagem: Site Política In Rosa

O vereador Pedro Cícero, que foi destituído recentemente da presidência do partido Cidadania em Feira de Santana, afirmou na sessão ordinária desta terça-feira (26), na Câmara Municipal de Feira de Santana, que o edil Pedro Américo (UB) é um grande jogador. “Eu estava na presidência municipal do Cidadania e o vereador Pedro Américo, juntamente com o deputado estadual Pablo Roberto, estavam na mesma federação comigo. O partido deles, o PSDB, é federado com o Cidadania. Perdi a presidência do Cidadania para eles que continuaram a caminhada”, afirma.

Ainda conforme Pedro, o Cícero, Pablo colocou uma pessoa dele na presidência do partido, o que não adiantou muito. Nesta semana, o prefeito Colbert Martins Filho tratou de colocar uma outra pessoa, essa sim de sua confiança, na direção do partido. E mesmo sabendo disso, Pedro, o Américo, e Pablo continuam no comando do PSDB, um partido federado com o Cidadania. Pablo é pré-candidato a prefeito em Feira de Santana e Colbert não esconde que não irá apoia-lo, já que faz parte do grupo político do ex-prefeito José Ronaldo, de quem se ventila que seja um dos nomes que também será pré-candidato à Prefeitura de Feira.

Pedro Cícero disse ainda que hoje questionou Pedro Américo como iria ficar essa situação do Cidadania e ele disse que será candidato a reeleição a vereador apoiado por Colbert. “E agora ele fica aqui na Casa votando contra o governo. Jogo sujo. O governo tem que observar isso, quem está do lado dele e quem não está”, falou.

Resposta de Pedro Américo

O site Política In Rosa buscou saber do outro Pedro, o Américo, sobre as afirmações do seu xará. Pedro Américo afirmou que é importante deixar claro para a população de Feira de Santana de que hoje quem tem o apoio operacional da Prefeitura, e com anuência do prefeito Colbert Martins, é o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho.

“Todo mundo sabe da influência que o ex-prefeito tem na estrutura da cidade, a condução de algumas Secretarias, a possibilidade de resolver alguns problemas e demandas que a população apresenta a ele. O vereador Pedro Cícero, por exemplo, é um exemplo disso. Ele pediu a Zé Ronaldo para ajudar na articulação de alguma festa no Bairro Viveiros, colocando isso como condição para voltar para base do Governo e isso foi feito”.

Pedro Américo lembrou que esse mesmo Pedro Cícero que hoje questiona o seu comportamento é o que passou dois anos na Casa chamando Colbert de ladrão, esculhambando os secretários da cidade e, depois da intermediação do ex-prefeito Zé Ronaldo, voltou para base do Governo Colbert.

“Não estou aqui para julgar a atitude de ninguém, quem julga é o povo. Mas ele cita a questão do Cidadania. Claro que todos os partidos nesse momento de filiação partidária são importantes. Pablo é presidente da federação PSDB/Cidadania. Já a nível municipal é Albino Brandão, que está como presidente do PSDB em Feira de Santana, indicado pelo nosso grupo. Nós dialogamos com Cidadania a nível federal, nível estadual e indicamos uma nova comissão provisória já que o vereador Pedro Cícero decidiu pelo apoio ao ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho. Ele tomou a decisão dele e respeitamos, a democracia é isso. Mas não fazia sentido ele continuar presidente do Cidadania numa federação em que na Bahia ela tem majoritariamente membros do PSDB”, explicou.

Américo continuou dizendo que quem conduz esse processo político na Bahia é o PSDB. Em outros Estados, o Cidadania tem esse comando de maneira mais rápida, mas é tudo dialogado. “Conversamos e indicamos uma nova comissão provisória. Durante essa semana foi feita a nomeação de Wilson Falcão como presidente municipal. Wilson Falcão, todo mundo conhece, e é muito ligado a Colbert Martins. E, claro, Colbert tem uma relação pessoal com o presidente nacional do Cidadania. E nós acreditamos que esse diálogo tenha ocorrido por esse caminho”, diz.

O vereador disse ainda que o grupo pretende dialogar com tranquilidade, com respeito, para demonstrar que o projeto que estão construindo para Feira de Santana, com Pablo Roberto candidato a prefeito, é um projeto sério, que tem base principalmente nas demandas que a sociedade feirense precisa resolver. “E vamos conduzir isso da melhor forma possível. Entendo e acredito que, se as coisas continuarem do jeito que estão, o próprio Wilson Falcão não se sentirá confortável em permanecer. Não faz sentido eles defenderem uma outra candidatura e estarem numa federação que busca a mudança e a transformação de nossa cidade”, assegurou.

Indagado se essa nomeação do novo presidente do Cidadania seria uma forma de neutralização a candidatura de Pablo Roberto ou um apoio do prefeito Colbert Martins Filho, Pedro Américo disse que entende que, se houver uma tentativa de neutralização, de fazer com que por dentro da estrutura a candidatura de Pablo seja minguada, ele vai dizer a eles que estão totalmente equivocados se estão pensando em fazer política achando que os partidos, os conchavos é quem resolvem a eleição.

“Quem vai resolver a eleição em Feira de Santana esse ano é o povo da cidade. E não tem problema. Nós vamos disputar pelo PSDB, Pablo será candidato a prefeito, nós vamos apresentar essa proposta e qualquer tentativa de interferência de outras pessoas para tentar impedir a candidatura de Pablo será tratado com veemência, com força, claro, dentro do debate democrático, com respeito as pessoas, que é isso que a gente precisa ter. Mas, se estão pensando nesse caminho, estão pensando de maneira equivocada”, finalizou.