prefeituraveisA campanha eleitoral, que começará amanhã no espaço gratuito nas rádios e TVs, tem movimentado bastante a Assembleia Legislativa. Dos 63 deputados estaduais, 12 estão diretamente envolvidos na disputa, sendo que 10 concorrerão aos cargos de prefeitos nas eleições municipais deste ano e outros dois –  Bruno Reis (PMDB)  e Maria del Carmen (PT) serão candidatos a vice-prefeitos, ambos em Salvador, nas chapas encabeçadas por ACM Neto (DEM) e Alice Portugal (PC do B), respectivamente.
Na última eleição municipal, em 2012, o mesmo número de parlamentares lançou candidatura a prefeito e a vice. Mas, à época, só dois foram eleitos: Luizinho Sobral (PTN), prefeito de Irecê, e Eures Ribeiro (PV), prefeito de Bom Jesus da Lapa.

Em Salvador, além dos dois deputados que concorrem a vice, Pastor Sargento Isidório (PDT) disputa a prefeitura e terá como vice na chapa o ex-deputado e engenheiro Luiz Bassuma (Pros). Isidório lidera a coligação “Agora é a vez do povo” que, além do PDT e Pros, reúne o PMN, PSL e o PRP. Grande surpresa nas eleições de 2014 para deputado, Isidório foi eleito para a Assembleia com 123 mil votos no total, 58 mil só em Salvador.
Candidata a vice na chapa de Alice, Maria del Carmen é espanhola de nascimento, mas baiana por título outorgado em 2006. A petista está no seu terceiro mandato como deputada estadual, é formada em engenharia civil e fez parte da equipe responsável pela execução do projeto de construção do Centro Administrativo da Bahia (CAB). Este ano, concorre pela primeira vez ao cargo de vice-prefeita.  Já o peemedebista Bruno Reis, candidato a vice na chapa de ACM Neto, está no seu segundo mandado como deputado estadual. Ele vai integrar agora a coligação que reúne 14 partidos: DEM, PMDB, PRB, PSDB, PPS, PTB, PV, PSC, PTC, PHS, PSDC, PEN, PMB e o Solidariedade.

AGENDA

Assim como nos pleitos anteriores, os deputados que se lançaram candidatos terão que conciliar as atividades legislativas com a agitada rotina de campanha, que inclui visita às bases, comícios, reuniões com lideranças e debates, entre outras atividades. Todos eles já tiveram as suas candidaturas homologadas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).

Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia, é o município do interior que terá mais deputados como candidatos: Zé Raimundo (PT) e Fabrício Falcão (PC do B). O petista já foi prefeito, entre 2004 e 2008, e eleito vice em 2002. Fabrício, por sua vez, já ocupou uma cadeira na Câmara de Vereadores daquele município por dois mandatos consecutivos.

Os petistas Joseildo Ramos e Zé Neto concorrem nas eleições de Alagoinhas e Feira de Santana, respectivamente. Joseildo pode administrar Alagoinhas pela terceira vez. Já o líder da bancada do governo na Assembleia, Zé Neto, ficou em segundo lugar na última eleição em Feira e tenta novamente a eleição no maior colégio eleitoral do interior baiano.

CANDIDATURAS

Em Itabuna, o tucano Augusto Castro participa pela primeira vez da disputa pela prefeitura do município. Em seu segundo mandato como deputado estadual, Augusto tem em sua coligação, além do PSDB, os partidos PHS, PSC e PMB.

No Centro Norte baiano, mais precisamente na cidade de Pintadas, a catarinense de Gaspar Neusa Cadore (PT) pleiteia retornar à prefeitura. Na segunda legislatura estadual, Neusa entra na disputa pelo executivo municipal pela terceira vez. A então deputada já foi prefeita de Pintadas em 1997 e reeleita em 2001. A coligação comandada pela petista tem ainda o PCdoB, PP, PTN, PDT, PRB e PSD.

Já em Belmonte, Jânio Natal (PTN) entra na disputa pelo terceiro mandato à prefeitura. O deputado, que começou sua carreira pública como vereador em Salvador (1989-1992), já passou pela Câmara Federal e hoje está em seu terceiro mandato como deputado estadual. Umas das grandes lideranças do PSD no estado, Robério Oliveira entra na disputa pelo terceiro mandato ao cargo de prefeito do município de Eunápolis.

Em Santo Antônio de Jesus, Rogério Andrade (PSD), que está em sua quarta legislatura consecutiva, tenta pela primeira vez a cadeira de prefeito de uma das cidades mais importantes do estado. Atualmente, ele é o líder da bancada do PSD na Assembleia Legislativa.