Estoque de leite materno do Hospital da Mulher está 43% abaixo do ideal

Foto: Fatima Brandão

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, enfrenta um desafio: o estoque de leite materno está 43% abaixo do necessário para atender a demanda das duas UTIs neonatais da unidade.

Atualmente, o BLH possui 280 litros de leite humano pasteurizados e prontos para distribuição, enquanto a quantidade ideal seria de 400 litros.

“Para nutrir um bebê internado na UTI neonatal, utilizamos entre 2 a 3 mL de leite materno”, explica Nadja Vieira, coordenadora do BLH. “Em média, são distribuídos 3 litros de leite materno para cada bebê internado nas UTIs neonatais, a cada 24 horas. Somente em março, foram coletados 50 litros e distribuídos 89 litros de leite materno, excedendo a quantidade coletada no mês”.

Desafios na coleta

Apesar dos esforços contínuos para manter as rotas de coleta funcionando, garantir o fornecimento adequado de leite materno é um desafio, especialmente no início do ano. De janeiro a fevereiro de 2024, foram coletados apenas 225 litros de leite materno prontos para distribuição.

“Nossa rota de coleta de leite funciona de segunda a sexta-feira, em horário administrativo”, explica Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana. “Mas precisamos de mais mães doadoras, principalmente aquelas com leite excedente, para as visitas de segunda-feira, que abrangem os bairros Jardim Cruzeiro ao Feira X. Temos apenas 4 mães doadoras nessa rota. Precisamos aumentar nosso estoque”.

Doação de leite materno: um ato de amor e solidariedade

Doar leite materno é um ato voluntário e solidário, sem custos para as mães doadoras, mas com um impacto positivo na vida dos bebês que precisam.

O BLH do Hospital da Mulher funciona de segunda a sexta-feira, oferecendo atendimento para cadastro de novas doadoras e coleta de leite. Para mais informações ou para agendar uma doação, as interessadas podem entrar em contato pelo telefone (75) 3602-7156.

Como doar:

– Ser saudável e estar amamentando;

– Não fumar;

– Não consumir bebidas alcoólicas ou drogas;

– Não ter doenças transmissíveis;

– Fazer exames de sangue pré-doação;

– Coletar o leite materno em casa, seguindo as orientações do BLH.

– O que você pode doar:

– Leite materno excedente;

– Frascos de vidro com tampa de plástico;

– Potes de plástico com tampa de rosca.

(Ascom/PMFS)