
Projeto “Rotas do Recôncavo” qualifica trabalhadores para o turismo cultural e criativo no Recôncavo Baiano

Foto: Arquivo MTE
Na última quinta-feira (13), o município de Cachoeira foi palco do lançamento do Projeto “Rotas do Recôncavo”, uma iniciativa que visa qualificar trabalhadores para a área de Agente Local de Turismo Cultural e Criativo. O evento contou com a presença do secretário de Qualificação, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Magno Lavigne, que destacou a importância da qualificação para o fortalecimento da renda e do desenvolvimento pessoal.
Durante o lançamento, Lavigne ressaltou a relevância do curso para a edificação dos alunos, afirmando que a formação vai além da geração de uma fonte de renda. “Esperamos que os alunos compreendam que podem alcançar uma renda não apenas para sua sobrevivência, mas para sua edificação. O objetivo do curso é proporcionar uma formação sólida, permitindo que os participantes se aprofundem nos estudos sobre turismo e, quem sabe, se tornem guias turísticos, turismólogos e profissionais da área”, destacou o secretário.
O curso gratuito será oferecido a trabalhadores de seis municípios baianos: São Félix, Muritiba, Maragogipe, Cachoeira, e Santo Amaro, por meio de uma parceria entre o Instituto Afroamérica e o Programa Manuel Querino, que visa a qualificação social e profissional no estado. Lavigne também falou sobre a importância do projeto para a valorização da história e cultura local, associando a figura de Manuel Querino à relevância do Recôncavo Baiano no cenário cultural. “Nós estamos diante de uma grande oportunidade. A história de Manuel Querino e de Milton Santos nos ensina a conhecer e reconhecer o nosso território”, afirmou.
Programa Manuel Querino
Lançado em 2023, o Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional já promoveu mais de 100 mil vagas em todo o Brasil, em parcerias com estados, municípios, Universidades Federais, Institutos Federais e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). O programa tem como objetivo proporcionar uma qualificação integral, com foco na inclusão social e no desenvolvimento profissional dos trabalhadores.
Com o Rotas do Recôncavo, o MTE reforça o compromisso com a qualificação e a inserção de mais pessoas no mercado de trabalho, promovendo o fortalecimento das economias locais e o desenvolvimento sustentável. (MTE)