Plano Municipal de Turismo deve ser concluído até o mês de abril

Foto: Valdenir Lima

Representantes do setor turístico de Feira de Santana se reuniram para definir o Plano Municipal de Turismo, com base em pesquisas diagnósticas que foram feitas ao longo dos últimos meses. O encontro aconteceu na Associação Comercial de Feira de Santana na manhã desta sexta-feira (3). Esta foi a terceira reunião para tratar do Plano.

As pesquisas se iniciaram em 2022 a partir de um convênio entre a Prefeitura de Feira e o Sebrae. Na reunião foram apresentados os dados levantados sobre oferta turística, infraestrutura, mercado, além de discutir como traçar um plano estratégico para promover o avanço do setor.

Segundo o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sebastião Cunha, o Plano de Turismo completo deve ser entregue até o mês de abril, demonstrando quais serão os pontos turísticos a serem trabalhados.

Após o recebimento, a Prefeitura de Feira indicará o passo a passo a ser realizado para implementar cada uma das ações.

“Nós pretendemos trabalhar um turismo mais lúdico, como a possibilidade de utilização do ‘Lago Pedra do Cavalo’, além de fomentar o turismo esportivo e o turismo rural, pois temos uma cultura muito forte nos distritos. Então todos esses tópicos serão analisados e nos mostrarão quais são os caminhos a seguir a partir deste estudo”, diz o secretário.

O levantamento apontou o comércio e os negócios como os principais atrativos dos visitantes da Princesa do Sertão. Assim, o foco do planejamento é chamar atenção para outros setores do município, especialmente o turismo cultural.

“Temos que incentivar outras coisas aqui na cidade, como o turismo cultural, o artesanato, a gastronomia e toda a cultura local. Então, várias ações podem ser feitas — junto com o turismo de negócios, que já é forte — para melhorar e crescer mais nossas atrações turísticas”, afirma o gerente adjunto do Sebrae, Renato Lisboa.

NOVO HOTEL DE BANDEIRA INTERNACIONAL

O setor de hotelaria foi incluído no planejamento, para promover ainda mais atratividade aos visitantes da cidade. Segundo o presidente do Sindicato de Hotéis e Restaurantes, Getúlio Andrade, Feira possui hotéis qualificados e já está prestes a receber um novo estabelecimento de bandeira internacional.

Além disso, o turismo gastronômico pode ser utilizado para apresentar a cultura local através de pratos típicos da região.

“Nossa expectativa está positiva, a partir desse plano vamos nos nortear para o que vem à frente. É um novo horizonte que se abre para melhorar os nossos serviços, atraindo mais visitantes e gerando o aquecimento da economia”, destaca. (PMFS)