SecaPublicadas na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 19 de setembro, duas portarias da Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceram a situação de emergência em oito municípios baianos, sendo eles: Barro Alto, Caém, Itatim, Tanhaçu, Baianópolis, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Muquém de São Francisco, esses quatro últimas ficam no Oeste baiano. Somente este ano foram mais de 100 municípios da Bahia com reconhecimento publicado, a maioria por conta da seca ou estiagem.

O estado da Bahia enfrenta a pior seca dos últimos 30. A escassez de chuvas levou a perda de lavouras, matou animais e afetou a produção de leite. Com o reconhecimento, os municípios podem solicitar o apoio federal para ações emergenciais de enfrentamento à seca e estiagem como também permite que as prefeituras tenham direito a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura.

O município que estiver em Situação de Emergência (SE) ou Estado de Calamidade Pública (ECP) e desejar solicitar o reconhecimento federal deverá se cadastrar no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres – S2ID. O pedido de homologação é uma orientação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil com o intuito de fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, bem como atender o dispositivo legal previsto no inciso VI, do art. 7º, da lei 12.608, de 10 de abril de 2012.