Hospital da Mulher terá programação voltada a prevenção de partos prematuros no próximo mês

Foto: Divulgação/PMFS

‘Novembro Roxo’ é o mês internacional de sensibilização para a prematuridade, uma importante iniciativa que busca alertar sobre o crescente número de partos prematuros, além de promover a conscientização sobre como preveni-los, informando a respeito das consequências do nascimento antecipado para os bebês, suas famílias e a sociedade como um todo. No Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, as equipes de coordenação já se mobilizaram para planejar uma série de atividades especiais que acontecerão ao longo do próximo mês.

Sabrine Cortiana, fisioterapeuta e coordenadora do Núcleo de Segurança, compartilhou sua visão sobre a importância da campanha. “A sensibilização para a prematuridade é fundamental, pois nos permite discutir os desafios que os bebês prematuros e suas famílias enfrentam. Trabalhar para prevenir partos prematuros e apoiar aqueles que já ocorreram é crucial para a saúde”.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o décimo país com a maior taxa de partos prematuros em todo o mundo, registrando aproximadamente 340 mil nascimentos de bebês nessas condições a cada ano. Nesse contexto, a cor roxa simboliza sensibilidade e individualidade, características que são particularmente peculiares aos bebês prematuros.

Sabrine Cortiana também ressaltou a importância da conscientização. “É fundamental que todos compreendam que a prematuridade é um problema de saúde pública. Conhecimento e apoio são as chaves para lidar com essa situação. Estamos comprometidos em oferecer recursos e informações sobre essa temática”. (PMFS)