Tradicional, Troféu Arnold Silva movimentou a Câmara, em homenagem a profissionais e veículos de comunicação

Foto: Divulgação/CMFS

Evento tradicional de fim de ano na Câmara Municipal de Feira de Santana (CMFS), a entrega do Troféu Arnold Silva, para os destaques da comunicação na cobertura jornalística das ações do Poder Legislativo em 2024, movimentou a Casa da Cidadania, na noite desta quinta (14). Representantes de toda a mídia marcaram presença na sessão solene festiva, comandada pela presidente Eremita Mota (PSDB). O deputado federal Zé Neto, os vereadores Luiz da Feira, Emerson Minho, Petrônio Lima, Pastor Valdemir, Professor Ivamberg, Ron do Povo e Paulão do Caldeirão foram algumas das autoridades que prestigiaram o encontro.

Com plenário e galerias lotados, Eremita abriu os trabalhos anunciando sua alegria em estar realizando, como presidente da Câmara, a homenagem deste ano aos profissionais e veículos de comunicação: “São grandes parceiros do Legislativo, aliados permanentes da democracia e também do trabalho dos vereadores, contribuindo com a divulgação das nossas ações e, principalmente, criticando e propondo o que precisamos corrigir”.

O deputado federal Zé Neto disse que, em um mesmo momento, a Câmara “reúne os experientes com os mais jovens e integra tradição e inovação”. Em comunicação, ele disse, “tudo se renova, sem perder a essência”. Também tratou da terceirização de programas no rádio, fenômeno que se iniciou em Feira de Santana e, hoje, em todo o país, é “decisivo para a valorização dos profissionais”.

A gerente de Comunicação da Câmara, jornalista Manuela Matos, explicou a mudança aplicada no [as regras Troféu Arnold Silva deste ano. Os vereadores fizeram a indicação de dois profissionais e igual número de veículos em cada categoria, sendo os três mais mencionados encaminhados para o crivo popular, através das redes sociais. Os mais votados venceram. Ela anunciou uma “menção honrosa”, antes de anunciar os ganhadores nos diversos segmentos, para o jornalista Valdomiro Silva, mais antigo da equipe da Ascom. O veterano comunicador recebeu o troféu das mãos de Eremita.

Em seguida, o cerimonial passou a convidar os vencedores do Arnold Silva 2023. Entre os veículos, os ganhadores foram Folha do Estado (jornal); TV Subaé (tevê aberta); TV Geral (web tv); Sociedade News (rádio aberta); Rádio Geral (rádio web); Acorda Cidade (site e programa de rádio) e Feira Diferente (redes sociais). Os profissionais vencedores: Adriele Mercês (repórter de jornal); Madalena Braga (repórter de tevê aberta); Fabiano Cerqueira (repórter de site); Paulo José (repórter de rádio aberta); Reginaldo Júnior (repórter de tevê web) e Amaury Júnior (repórter de rádio web). Além destes, o jornalista Leandro Oliveira, do “Blog do Velame”, foi eleito Revelação do Ano.

Em nome de todos os homenageados e dos demais profissionais de comunicação presentes, discursaram, ao final da sessão solene, os jornalistas Leandro Oliveira, Adriele Mercês, Madalena Braga, Amaury Júnior e Humberto Cedraz. Este último, colunista e diretor do “Folha do Estado”, disse que os políticos representam parcelas da sociedade, buscam atender ao interesse do cidadão, mas “é a imprensa o maior defensor do povo, ao mostrar, com liberdade, as mazelas das administrações em todas as esferas de poder”. (CMFS)