“Não se constrói uma casa começando do telhado. Antes, é preciso alicerçá-la!”. Foi com esta frase que o secretário de Muritiba, Pedro Braga, resumiu a atuação da Secretaria de Saúde (SESAM) na noite desta terça-feira (21), quando convidado a participar da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Muritiba para prestar esclarecimentos referentes à situação da saúde municipal, desde a transição de governo até o atual momento da gestão.

O secretário iniciou sua fala agradecendo o convite e colocando-se solícito aos futuros convites para esses fins, além de se prontificar a enviar prestação de contas a cada três meses, afirmando o compromisso da gestão na transparência das contas e serviços públicos.

Ato contínuo, o enfermeiro dermatologista e consultor de saúde pública explanou ponto a ponto, a situação na qual encontramos o município em janeiro; Com hospital e unidades de saúde sucateados, obras com prazos de término vencidos, tais como o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e as Unidades de Saúde da Fazendinha, Iraque, Bairro de Santana e Caatinga Seca. Ainda de acordo com ele, os problemas vão mais longe: a sede da SESAM estava funcionando de forma improvisada em uma das escolas da rede municipal, havia medicamentos com prazo de validade vencidos, além de imensas dificuldades de acesso a documentos importantes como o Plano Municipal de Saúde e o Relatório de Prestação de Contas de 2016. O secretário também informou que Muritiba sofreu um corte de verbas com os valores em torno de $323 mil, devido a inoperância no preenchimentos do sistema nos meses finais da gestão anterior.

Todas as informações acima citadas podem ser conferidas no site da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e do Fundo Nacional de Saúde (FNS). Sendo que as autoridades competentes e jurídicas já estão sendo notificadas sobre a situação através de um denso relatório produzido pela SESAM para o Ministério Público.

A gestão da saúde do município tem priorizado a “arrumação da casa” e ao mesmo tempo, o investimento nas políticas públicas de saúde já em andamento. Já está em negociação uma parceria com o Governo do Estado para as tão esperadas reformas do Hospital Municipal Lucila Fraga e Posto de Saúde Eunice Braga em São José. Procuramos facilitar as marcações nos exames laboratoriais e a criação da Unidade Satélite de Saúde no Gravatá além da implementação de programas como Saúde na Escola, Acompanhamento de Gestantes em Alto Risco e o Programa Saúde do Idoso.

Ao final, depois de tirar as dúvidas sobre o funcionamento de serviços da saúde, o secretário foi parabenizado pela maioria dos edis – inclusive da oposição, deixando claro que apesar de pouco tempo de gestão, a SESAM tem empreendido forças para a saúde de Muritiba voltar a salvar vidas.