Painel Lênio BragaNesta quinta-feira (08), a partir das 10 horas, o deputado estadual Zé Neto acompanhará o diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC-BA), João Carlos Oliveira, em visita ao Terminal Rodoviário de Feira de Santana. O objetivo é fazer uma avaliação técnica e buscar soluções junto ao Estado, através do IPAC, para preservação do painel Lênio Braga, localizado nos muros da Rodoviária.

De acordo com o deputado Zé Neto, a visita é importante para manutenção da cultura da cidade e do Nordeste. “O painel de Lênio Braga tem uma referência muito importante para a cultura de Feira e nordestina. Inclusive, na minha infância, acho que também na de muitos feirenses, na hora de esperar o ônibus eu me sentava em frente ao painel para ficar decifrando o que representava cada imagem daquelas que estavam lá desenhadas. Então essa riqueza cultural e histórica deve ser preservada e faremos o esforço possível para envolver o IPAC nesse processo em busca de uma saída que possa dar condição de ver esse importante patrimônio histórico sendo cuidado adequadamente”, esclarece Zé Neto.

O painel, produzido por Lênio Braga (1931-1973), pintor, desenhista, ceramista, muralista, gravador, fotógrafo e artista gráfico, em parceria com o ceramista Udo Knoff, retrata a cultura popular nordestina, com referências à linguagem de cordel, aos parachoques de caminhões, ditos e crenças populares, à estética dos ex-votos, dentre outras. Inaugurado em 1967, atualmente o painel está tombado pelo IPAC desde 2001.