Aeroporto João Durval volta a operar com voos comerciais

Foto: Izinaldo Barreto

O aeroporto João Durval Carneiro voltou a operar com vôos comerciais nesta sexta-feira (16). O voo inaugural foi acompanhado pelo prefeito Colbert Martins Filho. Uma aeronave que partiu de Recife chegou á Feira de Santana às 14h. Na sequência partiu um voo de Feira para a capital pernambucana, levando 41 passageiros. A operação é ofertada através da Azul Linhas Aéreas. Os voos são disponibilizados cinco dias na semana: domingo, segunda-feira, quarta-feira, sexta-feira e sábado.

O prefeito Colbert Filho falou da importância da reabertura do aeroporto e parabenizou o grupo empresarial responsável pela gestão do equipamento. “Graças a iniciativa privada temos hoje o aeroporto reformado e voltando a operar”. Entretanto ele cobrou a ampliação do equipamento, por parte do Governo do Estado, além de investimentos em tecnologia e segurança.

“Importante que seja ampliado. O aeroporto tem décadas assim. É preciso que ele seja o melhor aeroporto do interior da Bahia. Também é fundamental ter o IFR, equipamento de localização e direcionamento que as aeronaves precisam usar, para quando o piloto nao enxerga, por uma questão de chuvas ou de nebulosidade. E até para operar a noite”, explica o prefeito.

Colbert também defendeu que o aeroporto feirense passe a operar com cargas. “Precisamos partir, no mínimo, para 3 mil metros de pista”. Ele também observou que a ideia de que a curta distância entre Feira de Santana e Salvador inviabiliza o crescumento do aeroporto feirense não tem fundamento técnico.

“Campinas fica a 90km de São Paulo. João Pessoa fica a 120km de Recife. Campina Grande fica a 100km de João Pessoa. Entao não tem que ter essa desculpa de que Feira é perto de Salvador. Temos todas as condições de termos um aeroporto grande, funcionando. A região de Feira abrange 170 municípios, com uma população de 1,5 milhão de pessoas, ou seja, é metade de Salvador. Feira tem um potencial de passgeiros, na area empresarial, e de cargas, que é muito relevante”, salientou.

O empresário Antônio Valter de Morais, responsável pela gestão do aeroporto, revelou que a expectativa é ofertar em breve voos para São Paulo. “Já estamos trabalhando junto a empresa Azul para seja viabilizado isso. E a partir daí, os passageiros de Feira de Santana poderão sair de sua cidade também para voos internacionais”, pontuou.

O assessor especial da presidência da Azul, Ronaldo Veras, observou que Feira de Santana, pelo porte da cidade e localização geográfica, desperta o interesse da empresa em investir cada vez mais. “Sabemos do potencial da cidade e é de interesse da Azul Linhas Aéreas fomentar o desenvolvimento do segmento a nível local”, frisou. (PMFS)