Rafael Jambeiro comemora 31 anos de emancipação
Rafael Jambeiro está em festa! O município, que fica na microrregião de Feira de Santana, está completando 31 anos de emancipação político e administrativa nesta segunda-feira (9/5). E, para homenagear os jambeirenses, o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) apresentou uma moção de congratulações na Assembleia Legislativa da Bahia. “Neste dia tão especial parabenizo o município de Rafael Jambeiro pela sua trajetória e, desejo que o sentido da palavra cidadania esteja cada vez mais presente na vida de sua população”, frisou.
Apesar dos poucos anos de emancipação, a história do seu território iniciou com os seus primeiros habitantes, os indígenas das tribos Paiaiá, Sabujá e Cariri. Tempos depois o local foi povoado também pelos portugueses, que no século XVII implantaram a Fazenda Paratigi. Mas o lugar de onde surgiu a sede da localidade foi a Fazenda Saco, assim nominada por conta dos tropeiros que por lá paravam com seus animais carregados de sacos contendo mantimentos, dando origem ao povoado do Saco.
Os anos se passaram e em 1935, nas adjacências da Fazenda Saco, é criado o povoado de Capela do Coração de Jesus, referência à igrejinha que lá existia dedicada a essa santidade, sendo que o mesmo era subordinado ao município de Castro Alves. No ano de 1944, o então povoado foi elevado à categoria de vila com o nome de Paratigi, que tempos depois foi juntada ao distrito de Argoim, que também pertencia a Castro Alves, dando origem a Rafael Jambeiro, cuja emancipação foi realizada no ano de 1985. A religiosidade jambeirense é marcada pela devoção ao padroeiro Sagrado Coração de Jesus. No período junino a culinária local ganha destaque através das comidas típicas do período, como bolos e canjicas.