Foto: Divulgação/CMFS

“Quero lhe agradecer, vereadora Eremita, pelo carinho durante todos esses anos, e pelo título que me concede neste dia. É uma honra nutrir essa relação de respeito que independe da política e que eu guardo em meu coração”. Com essas palavras, o radialista Edicarlos Silva dos Santos agradeceu, emocionado, ao Título de Cidadão Feirense que recebeu na noite desta quarta-feira (1) na Câmara Municipal. A homenagem foi proposta pela vereadora e presidente da Casa, Eremita Mota (PSDB).

Segundo a autora do Decreto Legislativo que concedeu o título, “essa homenagem é merecedora, pois Edicarlos é um filho ilustre desta cidade, acolhido ainda pequeno. Nós conversamos muito e temos um carinho mútuo; Edicarlos, apesar de novo, já tem sua marca registrada no rádio feirense e nos presenteia, todos os dias, exercendo o seu papel profissional, especialmente na cobertura dos trabalhos desta Casa”, disse. Eremita também pontuou que apoia o desejo do homenageado de ser vereador (ele foi candidato em 2020, mas ficou na suplência). “Nisso eu também o apoio”, frisou.

Natural de Salvador, o homenageado chegou a Feira de Santana na década de 1990, aos cinco anos de idade. Inicialmente, com os pais e os cinco irmãos, fixou residência na Chácara São Cosme, mas também morou nos bairros Mangabeira, Conceição, Parque Brasil, Campo Limpo, Parque Ipê, Feira IX, Conjunto José Ronaldo e Tomba, sua residência atual. Conhecido como “repórter bomba”, o homenageado fez o curso de profissional de rádio com o apoio do Sindicato dos Radialistas de Feira (2008). Na Princesa do Sertão, a cobertura que faz de notícias do Legislativo Municipal foi iniciada em 2004, quando exercia atividades na Feira FM.
Entre os anos de 2003 e 2007, atuou ainda nas rádios Povo (com os radialistas Paulão do Caldeirão – também vereador – e Carlos Lima), Comunitária Império FM e na Alef FM (município de Terra Nova). Na emissora Subaé AM, trabalhou ao lado de radialistas como Silvério Silva, Nivaldo Lancaster, Wilson Passos, Silvério Segundo e Virgílio Porto. Atualmente trabalha na Sociedade News e mantém sua rádio online (h1.com).

Compareceram à sessão a esposa do homenageado, Gilmara , e a filha Maria Eduarda, bem como os radialistas Silverio Silva, Paulo Silva, Oswaldo Cruz, Iran Lima, Sinesio Passos, Antonio Cordeiro, Edvaldo Peixoto, e alguns amigos do homenageado: Fernando Dagata, Antonio Carlos Cerqueira, Edmilson Cerqueira e Luiz Mário Cerqueira. O homenageado citou outros nomes de pessoas que o apoiaram ao longo da sua trajetória, a exemplo dos jornalistas Valdomiro Silva, Renata Maia, André Curvello, bem como ao deputado federal José Neto e ao ex-prefeito José Ronaldo. Ainda esteve presente Lourdes Santana, do movimento Ogungê. (CMFS)