Prefeitura de Barreiras firma parceria com CDL e ACEB para ampliar coleta seletiva

Foto: Divulgação/Dircom-PMB

A Prefeitura Municipal de Barreiras (PMB), por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, firmou parceria com o setor privado para ampliar as ações de coleta seletiva no município. O encontro foi realizado na última quarta-feira (24), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com participação da Associação Comercial e Empresarial de Barreiras (ACEB) e representantes da Rede Recicla Bahia.

A iniciativa integra o programa Recicla Mais Barreiras, lançado em fevereiro de 2025, que tem como objetivo estruturar a coleta seletiva, apoiar o trabalho das cooperativas de catadores e estimular práticas sustentáveis. A proposta é expandir o serviço para os estabelecimentos comerciais e empresários associados às duas entidades, que juntas reúnem mais de 800 filiados, fortalecendo a destinação ambientalmente correta dos resíduos e cumprindo as metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Durante a reunião, o presidente da CDL, Giovani Zorzo, reforçou a necessidade do engajamento do comércio local. “O setor privado pode e deve assumir esse compromisso, apoiando o poder público, cooperativas e organizações parceiras para implementar a logística reversa e alcançar as metas de reciclagem. Essa integração é fundamental para tornar o sistema mais eficiente e promover a inclusão dos catadores”, disse.

O presidente da ACEB, Jorlando Neves, externou a satisfação da entidade de contribuir com o projeto e se comprometeu a abraçar a causa em prol da preservação ambiental e o cunho social que esse projeto traz, em especial na inclusão de catadores e geração de renda. “Com grande satisfação que abraçamos esse projeto que tem um viés na sustentabilidade, com a inclusão social de pessoas que sobrevivem dessa atividade contribuindo com a preservação ambiental e a geração de renda para os catadores de materiais recicláveis do município”.

Parceira da iniciativa, a Rede Recicla Bahia atua na mobilização social e na capacitação de catadores, muitos deles egressos do antigo lixão municipal. Atualmente, mais de 50 famílias integram a Associação de Catadores e Catadoras Nova Esperança, realizando a coleta, triagem e comercialização dos recicláveis. O trabalho agrega valor ao material, promove melhoria das condições de vida e fortalece a economia circular no município.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, destacou a importância da adesão das instituições. “Já avançamos bastante com a coleta seletiva, especialmente junto aos grandes geradores. Agora, com o apoio do setor lojista e empresarial, ampliaremos esse alcance. Também estamos dialogando com associações de bairros para expandir a coleta nos domicílios, o que contribuirá para o cumprimento do Plano Nacional de Resíduos Sólidos”, afirmou. (Dircom/PMB)