Promover novas condutas dentro das escolas para garantir novos resultados. Este foi o pensamento adotado pelas unidades de ensino municipais e que resultaram na melhoria considerável no Ideb 2015 – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.  No resultado divulgado na última quinta-feira, 8, o índice subiu em 57 escolas de fundamental I e em 10 de fundamental II.

As melhores notas no Ideb foram resultado de um trabalho pedagógico mais forte e cuidadoso nas unidades de ensino. A Escola Dr. Nantes Bellas Vieras, localizada na Pedra do Descanso, conseguiu melhorar em 80% a nota do índice. A escola saiu de uma média 2 para 3.6, garantindo o maior crescimento entre as escolas municipais.

“A meta para atingirmos essa nota ainda era em 2021. Assumi a gestão dois anos atrás e trabalhei bastante com o comportamento das crianças, bem como o da equipe escolar. Respeito pela escola, intensificar as atividades pedagógicas, maior presença dos pais, manter o ambiente limpo e organizado. Tudo isso influenciou no resultado que conseguimos hoje”, relata a diretora da unidade, Flávia Carneiro Santos Morais.

A Escola Municipal José Tavares Carneiro, localizada no distrito de Maria Quitéria, ficou com o maior crescimento do Ensino Fundamental II, que foi de 46%. A unidade subiu de uma média 2.4 para 3.5. “Considero que foi um trabalho árduo de cobrança com alunos, professores e com a família. É importante que todos tenham vontade e compromisso, e cada vez mais cobramos isso. É uma felicidade que nossa escola, aqui no distrito, tenha conseguido essa melhora”, comemora a diretora Sandra Damasceno Souza da Silva.

“Demos novas escolas, estruturas mais bonitas e confortáveis, novo mobiliário, reformas, mas nada disso seria efetivo sem o compromisso nas escolas”, acredita a secretária de Educação, Jayana Ribeiro. “Nestes dois anos focamos muito em formações continuadas para professores, tivemos diversos encontros com os gestores, e lembramos a todo o momento que estes resultados são alcançados através do trabalho em parceria”, ressalta.

“Compromisso, muito planejamento e trabalho em equipe. Foi assim que conseguimos melhorar o nosso Ideb”, afirma a diretora da Escola Municipal Nilton Bellas Vieira, Sony de Sousa Carvalho Lima. A unidade de ensino, localizada no Parque Getúlio Vargas, conseguiu aumentar em 64% o índice. “O profissionalismo é um fator importante, além do apoio da comunidade e da Seduc”, garante.