São Gonçalo dos Campos reativa Programa de Vigilância e Controle da Esquistossomose

Programa de Vigilância e Controle da Esquistossomose

A prefeitura de São Gonçalo dos Campos, através da Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da Vigilância Epidemiológica, reativou o Programa de Vigilância e Controle da Esquistossomose (PVCE) na cidade. O serviço estava parado desde o ano de 2014. Atualmente, 9 localidades estão sendo monitoradas. O trabalho de coleta e leitura de lâminas para diagnóstico de esquistossomose, está sendo realizado por 3 Agentes Comunitários de Endemias (ACE) que realizam uma média de 30 a 50 exames por dia.

De acordo com Fabiana Porto Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, os exames são coletados nas localidades e realizados no laboratório montado na Unidade de Saúde da Lavanderia. “Inicialmente estamos fazendo em algumas localidades e depois vamos expandir para demanda espontânea. São Gonçalo é área endêmica para esquistossomose, daí a importância de retomarmos este programa. Após diagnóstico o tratamento é realizado nas unidades do Programa Saúde da Família”, garantiu Fabiana.

Para Jaqueline Porto, o retorno do programa é um grande avanço para o município. “O prefeito Carlos Germano sempre foi um homem preocupado com a saúde da população e assim que tomou conhecimento do problema cobrou o retorno do controle e prevenção da doença na cidade. Nós sabemos que o controle de verminoses depende dos hábitos, por isso que o objetivo do trabalho também é fazer com que a comunidade mude de comportamento. Acreditamos que após esta ação dos Agentes de Endemias, os índices das verminoses diminuam bastante na cidade”, disse Jaqueline.