Curso de bananicultura acontece em CachoeiraTeve início nesta terça-feira (25) e segue até a próxima quinta (27) o curso de bananicultura para produtores rurais da comunidade do Tabuleiro da Vitória. Realizado pela Secretaria de Agricultura e Pesca de Cachoeira, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Amaro e a Coopermulta de Cruz das Almas, o curso tem a finalidade de capacitar 15 produtores no cultivo da banana.

Segundo o instrutor do curso, o técnico agrícola da Embrapa e especialista em bananicultura, Domingos Ramos, a capacitação é fundamental para os produtores, já que além de qualificá-los, incentiva-se a geração de renda e a multiplicação do conhecimento prático do cultivo do produto.

“Esse curso é muito importante, porque mostra aos produtores alternativas favoráveis ao cultivo da banana. E, dessa forma, eles poderão aumentar a renda aplicando técnicas mais precisas e vantajosas que darão resultados positivos no plantio. Com isso, os produtores serão também multiplicadores de conhecimento, pois não são apenas os 15 beneficiados com o curso, mas todos aqueles da comunidade local que testemunharem o sucesso desses produtores e questionarem como alcançaram tal resultado”, afirmou o instrutor.

Dentre os assuntos a serem abordados nestes três dias, estão incubação econômica da banana, coleta do solo, abertura de cova, tipos de muda, marcação de área, tratos culturais, pragas e doenças, adubação, métodos de multiplicação, dentre outros.

A proposta da Secretaria é que a cada mês aconteça um curso de capacitação para os produtores rurais de Cachoeira. Em agosto, será a vez da comunidade do Alecrim, que será beneficiada com o curso de mandiocultura e seus derivados.