Deputado diz que índice de mortalidade hospitalar em Conceição do Coité são provas de que saúde piorou
O deputado estadual Tom Araújo (DEM) questionou a qualidade do serviço de saúde pública prestada em Conceição do Coité. “Se há saúde, ela se revela ineficiente, porque antes, em 2012, tínhamos dois hospitais e um índices de mortalidade hospitalar de 65 homens e mulheres em Conceição do Coité (42 homens e 23 mulheres) e um ano após a transformação de um hospital em Casa de Parto, esses números dobraram, passando para 125 mortes em 2013 (61 homens e 64 mulheres).
Se quisessem melhorar a saúde, criando um hospital para mulheres, porque triplicou o número de mulheres mortas em hospitais na cidade? Se a saúde melhorou, porque dobrou o número de pessoas que morreram em hospitais? Esses dados são oficiais, do IBGE. Não são criados para simplesmente dizer que a administração piorou a qualidade do serviço de saúde. Eles revelam que houve uma piora na prestação dos serviços”, enfatizou o parlamentar.
Os índices são ainda mais alarmantes quando se chega ao ano de 2014, quando se registra 146 mortes em hospitais em Conceição do Coité (94 homens e 52 mulheres). Poderíamos até considerar que, no primeiro ano, estaria havendo uma ‘fase de transição’, mas o que se pode depreender é que, com o passar dos anos, houve uma piora na prestação dos serviços e, consequentemente, um maior número de mortes hospitalares em Conceição do Coité, fruto do descaso, irresponsabilidade e da má gestão dos recursos que a cidade dispunha”, concluiu o parlamentar.