vereador Cícero Custódio (PSL)A situação dos postos de saúde da cidade foi o tema do discurso do vereador Cícero Custódio (PSL) durante a sessão ordinária realizada na manhã dessa quarta-feira (19) na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC): “Estamos comemorando, desde o dia 1º o Outubro Rosa, mês de conscientização ao câncer de mama, e mesmo assim, vemos centenas de mulheres com dificuldades de ter acesso ao exame que detecta a doença”.

Cícero lembrou que a mamografia (exame que detecta o câncer de mama) ainda é um exame que não chega a todas as mulheres. “Vemos, diariamente, mulheres com dificuldades em fazer mamografia, que não conseguem fazer um exame de ginecologia”. Lembrou que essas campanhas, como do Outubro Rosa, deveriam ser feitas de forma mais intensificada. “Não só o câncer de mama, mas planejamento familiar, ginecologista obstetria”.

O parlamentar lamentou a situação dos postos de saúde da cidade de Vitória da Conquista: “Os médicos estão saindo do posto de saúde para trabalhar nas clínicas particulares e consultórios, por conta da desvalorização do profissional e falta de condições de trabalho nos postos”.

Como presidente da Comissão de Saúde da CMVC, ele relatou que vai procurar a secretária de saúde do município para que juntos, possam achar uma solução para a saúde do município. “O médico coloca a vida do paciente em jogo porque não tem investimentos. É fácil criticar, mas ninguém vê as condições reais que os pacientes e profissionais de saúde tem que enfrentar”, declarou.

Por fim, Cícero explicou como é feito o repasse de verba para os profissionais que trabalham no posto de saúde e afirmou que a comissão, formada por ele, pelo vereador Ademir Abreu (PT) e Juvêncio Amaral (PSB), vai tentar chegar a uma solução junto com a secretaria municipal de saúde, para que conquistenses possam ter um atendimento de saúde com mais qualidade.