Vereador Roberto Tourinho

Vereador Roberto Tourinho (PSB)

Uma superintendência destinada a planejar políticas públicas de mobilidade urbana e executar ações para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência aos mais diversos locais, em Feira de Santana, está sendo proposta pelo vereador Roberto Tourinho (PSB) ao Governo Municipal.  Em discurso nesta segunda (07), na Câmara, ele defendeu que um órgão nessa área promoveria medidas de ampliação da acessibilidade e inclusão social entre os feirenses. “O Município necessita de ações concretas e integradas que promovam a inclusão, tanto para mulheres, quanto para a comunidade LGBTQ+ e para os cidadãos com deficiência”, argumenta.

Políticas Públicas para Mulheres

Tourinho aproveitou para afirmar que a criação da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, inicialmente um projeto desenvolvido em seu plano de governo, foi “incorporado” à plataforma do candidato reeleito, o prefeito Colbert Martins Filho (MDB), após uma suposta pesquisa que apontaria a rejeição dele no eleitorado feminino. Entretanto, ainda que considere o ato como “oportunismo político”, o vereador garantiu que votará favorável ao projeto do Executivo em tramitação na Casa propondo a criação da pasta.

Contestação

Ao discordar de Beto Tourinho, o vereador Cadmiel Pereira (DEM) disse que não existe “oportunismo” por parte do prefeito, ao também propor a criação da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. Ele mencionou algumas iniciativas realizadas nas gestões do ex-prefeito José Ronaldo e do atual, Colbert Martins Filho, voltadas ao segmento feminino, como a criação do Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ), do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, as obras de ampliação do Hospital da Mulher e a Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica. “Já existe há bastante tempo ações na Prefeitura voltada para este público e agora, uma Secretaria será implantada para melhor organizar, integrar e promover ainda mais avanços”, disse. (CMFS)