Denise Mascarenhas“Não há fechamento de unidade de saúde no conjunto Feira X”. A afirmação é da secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, que esclarece que as unidades do Programa de Saúde da Família III e IV, que funcionavam em imóveis alugados, foram transferidas para sede própria, no loteamento Recanto do Feira X.

Em discurso na Câmara Municipal, na terça-feira, 15, o vereador Zé Filé, voltou a falar sobre o fechamento das unidades no Feira X. A secretária assegura que o conjunto “não está descoberto dos serviços de saúde”, como argumentou o edil, e que a territorialidade atende ao que é preconizado pela Política Nacional da Atenção Básica – permite a locação de três equipes de saúde dentro de uma unidade.

“A comunidade foi receptiva por entender que seria mais viável o processo de trabalho e também teriam mais estrutura e conforto”, diz a secretária Denise. Segundo ela, os “agentes comunitários de saúde realizaram um trabalho prévio avisando a comunidade sobre a mudança de endereço das unidades.

Segundo a chefe da Atenção Básica, Valdenice Queiroz, a comunidade é beneficiada por duas equipes de saúde, formadas por dois médicos, duas enfermeiras e quatro técnicos de enfermagem, o que tem assegurando o acesso dos moradores aos serviços de saúde.

Ela diz que os atendimentos aos usuários continuam sendo priorizados, inclusive, com visitas domiciliares. Além disso, as equipes realizam ações de impacto nos locais mais distantes, sobretudo nas microáreas que não têm agente comunitário de saúde.

De acordo com Valdenice Queiroz, assim que Ministério da Saúde credenciar, a unidade contará também com odontólogos e auxiliar de saúde bucal.