Dezenas de pessoas compareceram nesta segunda-feira (06) à audiência pública convocada pelo Conselho Municipal de Inclusão Digital na Casa da Cidadania para assistir à apresentação do projeto Alagoinhas Digital. A ação será executada pela Prefeitura de Alagoinhas e conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O evento contou com a presença do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Bruno Fagundes, do Capitão Luiz Fernando Araujo, do presidente do Conselho Municipal de Inclusão Digital, José Santana, do presidente da Associação Comercial e Industrial de Alagoinhas (ACIA), Josival Fagundes, dentre outras lideranças.

De acordo com Jorge Luiz, diretor de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura, a ideia é implantar um portal com atendimento online que permita o acesso dos cidadãos às secretarias e autarquias da cidade para solicitar serviços públicos e informações, esclarecer dúvidas, fazer críticas e dar sugestões a partir de smartphones ou de computadores pessoais no conforto de suas próprias casas. “Indiscutivelmente, os atendimentos online facilitam a vida das pessoas, pois lhes permitem entrar em contato com as instituições sem a necessidade de sair de casa ou de seu ambiente de trabalho. Isso vai facilitar a integração entre a comunidade e os órgãos públicos e ajudar a poupar o tempo das pessoas”, acrescenta Jorge.

Segundo o diretor de TI, o projeto contará com a implantação de redes de wi-fi gratuito para a população. “Isso deve acontecer nos próximos meses, começando por um projeto-piloto na Praça da Schin, próximo ao Estádio Carneirão, no Centro”, disse.

Jorge disse ainda que o Alagoinhas Digital incluirá também a operação de câmeras de segurança e substituição das lâmpadas comuns atualmente usadas na iluminação pública por lâmpadas de led.