Prefeitura vai ampliar sede administrativa para centralizar serviços e reduzir custos com aluguéis

Foto: Divulgação/PMJ

Inaugurado no ano de 1971, pelo então prefeito, Daniel Andrade, o prédio sede da Prefeitura de Jequié foi construído com o objetivo de ser um centro administrativo, onde funcionaria todas as demais secretarias municipais e seus departamentos públicos. Com o tempo, o projeto do local agregar as demais estruturas administrativas foi sendo esquecido, e o prédio só conseguiu absorver algumas poucas Secretarias, obrigando a Prefeitura a alocar Secretarias e órgãos públicos em imóveis alugados, gerando, assim, mais despesas para os cofres públicos. Buscando reduzir gastos e manter o ritmo de reordenamento dos investimentos públicos, na manhã do domingo, dia 24, o prefeito de Jequié, Zé Cocá, em solenidade de comemoração dos 124 anos de emancipação política da cidade, autorizou a licitação para reforma e ampliação da sede administrativa do município.

O projeto tem previsão de ser iniciado nos primeiros meses de 2022 e as obras irão contemplar a reforma completa do prédio e a construção de um anexo, assim, o antigo imóvel, tanto a parte do térreo quanto o primeiro andar, será todo reformado, e serão feitas intervenções nas paredes, na rede elétrica e no sistema hidrossanitário, além disso, o equipamento passará por uma modernização, com novas esquadrias e novos revestimentos. Quando as obras estiverem concluídas, será ocupado pela Procuradoria Geral, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Governo, Controladoria Geral, Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação Social e o gabinete do prefeito.

De acordo com o projeto, o anexo, que será interligado ao prédio principal por uma passarela suspensa, será construído ocupando uma área de 522 metros quadrados, mantendo o desenho arquitetônico do prédio mais antigo, só que modernizado, além de ser dotado de estacionamento coberto e toda a divisão de salas administrativas, com a estrutura para receber a Secretaria de Administração, com gabinete para atendimento público, o Departamento de Informática, o Departamento de Relações Humanas, o Centro de Processamento de Dados e, ainda, a Sala de Pregões.

“Com fé em Deus, seguimos trabalhando e, agora, buscando reduzir aluguéis e reestruturar o atendimento público de modo que o novo prédio, que tem um design moderno sem perder o vínculo com a arquitetura do prédio principal, centralize alguns serviços municipais. Nosso planejamento é que seja iniciado até janeiro, podendo haver algum atraso, claro, mas que deverá ser logo no começo do ano e com a construção do novo anexo, conseguindo trazer a Controladoria Geral e o Departamento de Relações Humanas, que ocupam, atualmente, prédios alugados. E até faço um pedido de compreensão à população, uma vez que, por conta das obras de reforma e ampliação, o expediente da Prefeitura terá que ser em outro local, provisoriamente. É um incômodo necessário, para que as mudanças aconteçam.”, destacou o prefeito de Jequié, Zé Cocá. (PMJ)