Prefeitura de Guanambi estuda implantação de Centro de Referência no Atendimento às Mulheres

Foto: Divulgação / PMG

Na manhã dessa quinta-feira (16), o município de Guanambi recebeu a representante da Secretaria do Estado de Políticas para as Mulheres, Lanai Santos de Santana, em uma importante reunião para iniciar os estudos técnicos relacionados à implantação do Centro de Referência no Atendimento às Mulheres (CRAM). Participaram deste diálogo a secretária de assistência social, Rúbia Maria; secretário de administração, Marcelo Pita; presidente do Conselho de Assistência Social, Georgia Bezerra; presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher, Edésia Lisboa; além de representantes da Secretaria de Assistência Social.

A princípio foram analisados possíveis locais para posteriores visitas técnicas, bem como já foram iniciados também os estudos quanto a estimativa de público a ser atendido, custos mensais para funcionamento da CRAM no município e levantamento da rede de enfrentamento local.

A iniciativa parte da gestão municipal em parceria com a Secretaria do Estado de Políticas para as Mulheres. Na implantação do Centro de Referência no Atendimento as Mulheres, haverá um regime de cooperação mútua entre o Estado e o Município, cabendo ao Estado a cessão dos equipamentos (mobiliários, equipamentos de informática e veículo) e ao município o fornecimento de espaço físico adequado ao funcionamento do centro público e recursos humanos.

Em Guanambi, a atual gestão possui o compromisso com desenvolvimento de políticas públicas que visem a proteção as mulheres em situação de violência. “estamos em fase de análise ainda, mas assim como o prefeito Nilo Coelho, nós da Secretaria de Assistência Social compartilhamos do mesmo desejo: implantar a CRAM na cidade! E não mediremos esforços para que isso aconteça”, disse Rúbia Maria, secretária da pasta.

CRAM

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) é um espaço destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher.

Serviços ofertados pelo CRAM

– Atendimento e acompanhamento psicológico, social e jurídico realizado por uma equipe multidisciplinar especialmente preparada para este fim;

– Auxílio na obtenção do apoio jurídico necessário a cada caso específico;

– Orientação sobre prevenção, apoio e assistência às mulheres em situação de violência;

– Articulação com outras instituições para o acesso aos programas de educação formal e não formal e os meios de inserção no mundo do trabalho. (PMG)