Prefeitura de Barreiras busca alternativas para reduzir contas de água da administração pública

Foto: Divulgação

Uma reunião realizada na Embasa nesta quarta-feira (15) selou a iniciativa da Prefeitura da Barreiras junto à concessionária, na busca de evitar desperdícios e reduzir o valor das contas de água das secretarias e setores da Prefeitura. Estavam presentes, secretários de governo, o gerente da Embasa, Francisco Andrade e técnicos das duas instituições. Desde o início de 2018, a pedido da gestão municipal, a Embasa deu início a um levantamento e acompanhamento dos valores das contas de água de todos os setores da Prefeitura. Paralelo a este trabalho, a administração pública também fez o dever de casa.

“Realizamos um amplo trabalho de identificação de cada hidrômetro cadastrado, confirmando a quê secretaria pertencem, este relatório será apresentado à Embasa para que a empresa possa comparar aos que estão no seu cadastro. Isso é o primeiro passo para evitar divergências, por exemplo. A administração está preocupada em reduzir os gastos e também, evitar o desperdício da água, nós vamos ajudar a Embasa no trabalho de fiscalização e controle. Será o início da solução de um problema histórico”, disse a secretária de administração e planejamento, Gislaine Barbosa.

A Prefeitura de Barreiras mantém cadastrados 238 imóveis consumidores de água, junto à Embasa, considerando logradouros como praças, Parque de Exposições, escolas, unidades de saúde e prédios administrativos. “A Prefeitura é o maior cliente da Embasa, é o poder concedente, precisamos alinhar ações e trabalhar juntos para a redução do consumo da água. O levantamento realizado dá um norte tanto para a administração quanto para a Embasa sobre as medidas que devem ser tomadas para alcançar resultados satisfatórios”, destacou o gerente da concessionária, Francisco Andrade.

A avaliação das matrículas da Prefeitura de Barreiras foi iniciada em 2019 e a planilha com números e dados, apresentada aos presentes pela gerente comercial da Embasa, Jany Neves. Já em uma análise prévia, os representantes do poder público e técnicos da empresa adiantaram estratégias que poderão ser colocadas em prática com foco na redução das contas e do desperdício. Dentre as ações, está a possibilidade de criar uma equipe de profissionais no quadro da administração municipal capaz de detectar problemas em hidrômetros, por exemplo. A Embasa ficará responsável pelo treinamento e capacitação destas pessoas.

Ações educativas nas escolas de Barreiras também estão no rol das estratégias, com a mobilização de alunos no controle dos gastos com água nas sedes escolares, ainda, um controle mensal das contas de água, em cada secretaria, função realizada até então, pela controladoria, mas que com o apoio de profissionais das pastas específicas, poderá obter maior eficiência.

“Essa é uma preocupação de todos os secretários, mas principalmente, do nosso prefeito Zito Barbosa que constantemente cobra de cada um, o compromisso na redução das contas e no consumo. Desde 2017 a administração realizou uma série de desligamentos e desmembramentos de hidrômetros de imóveis alugados anteriormente e que ainda estavam ligados à Prefeitura, e agora, trabalhando em parceria com a Embasa certamente trará um ganho muito grande para o Município”, finalizou a chefe de gabinete, Marileide Carvalho.

As secretarias de governo foram representadas pelos secretários João Sá Teles (Infraestrutura), Júnior Sampaio (Segurança Cidadã e Trânsito), José Marques (Agricultura), Cátia Alencar (Educação), Anderson Vian (Saúde) e pelos técnicos das secretarias de Assistência Social e Meio Ambiente. (PMB)