Prefeito assina contrato no valor de R$ 926 mil para elaboração de Plano Municipal de Saneamento

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (05), o prefeito Herzem Gusmão assinou o documento para formalizar o Plano Municipal de Saneamento de Vitória da Conquista. A solenidade foi realizada no Gabinete Civil da Prefeitura da Zona Oeste (PZO). Na ocasião, foi assinado o contrato no valor de R$ 926 mil com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), responsável pela elaboração do Plano de Saneamento. “Falávamos sempre que não iríamos improvisar. Nós buscamos o que tem de melhor no Brasil para criarmos este plano que não existia no Município. Conquista merece e a cidade está entendendo bem isso. Estou muito feliz por assinar esse contrato e os trabalhos serão imediatamente iniciados”, disse o prefeito.

De acordo com a Prefeitura, quatro pontos essenciais são alvos do Plano Municipal de Saneamento: o sistema de água tratada, o esgotamento sanitário, os resíduos sólidos (lixo) e a drenagem urbana. O documento apresentará um diagnóstico de como está a realidade nessas quatro áreas no município, assim como suas principais necessidades. Essas informações deverão nortear as ações futuras, visando a melhoria da qualidade dos serviços públicos.

O consultor da FIPE, Fernando Marcato, explica: “vamos identificar todos os problemas do saneamento da cidade. Com isso, vai ser possível à Prefeitura ter um plano de saneamento e saber onde precisa ser investido, quanto vai ser investido e em quanto tempo vai ser feito. O prefeito, pela primeira vez, está seguindo as melhores práticas de planejamento nesta área. Estamos felizes em poder colaborar com essa iniciativa”.

Outra notícia celebrada tanto por Herzem quanto por Marcato é que a Empresa Júnior do Instituto Federal da Bahia (IFBA) vai participar do levantamento para elaboração do plano. Na ocasião, Marcato, que é professor também da Fundação Getúlio Vargas, propôs um intercâmbio entre as instituições de ensino, o que foi recebido com alegria pelo Governo Municipal.