Alagoinhas agora faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro (MTur), o marco inédito na história do município foi divulgado na manhã desta quinta-feira (14) pelo Ministério do Turismo. A introdução da cidade na Câmara Técnica Caminhos do Sertão foi articulada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, que vem desenvolvendo uma série de ações de fortalecimento no setor. Através da inserção de Alagoinhas no MTur, a cidade poderá participar de chamamentos do Governo Federal, que concedem recursos em diversas frentes ligadas à atividade turística, a exemplo da infraestrutura.

A vice prefeita e secretária de cultura, esporte e turismo, Iraci Gama comemorou a conquista para o município. “Desde o início da gestão temos nos empenhado na articulação políticas efetivas e a proposição de ações para fortalecer o calendário turístico da nossa cidades”, explicou. “A entrada de Alagoinhas na ‘Caminhos do Sertão’ é uma ótima oportunidade para trocar experiências e evidenciar a nossa riqueza histórica. Essa conquista é o primeiro passo para trazermos esse reconhecimento para cá.

De acordo com o mapa, Alagoinhas está entre os 53 municípios de categoria A, B e C, que concentram fluxo de turistas domésticos e internacionais. Também integram a ‘Caminhos do Sertão’, as cidades de Adustina, Aramari, Banzaê, Canudos, Cipó, Conceição da Feira, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Irará, Itapicuru, Monte Santo, Santa Bárbara, Sítio do Quinto e Tucano. As câmaras das zonas turísticas são entidades de governança que tem por objetivo articular o desenvolvimento do setor junto aos municípios participantes. Esse trabalho inclui a elaboração dos planos de desenvolvimento do turismo e o acompanhamento dos projetos de turismo nas cidades.

Em agosto a cidade sediou o encontro que aprovou o estatuto jurídico da Câmara Técnica Caminhos do Sertão, na ocasião o diretor de regulação dos serviços turísticos da Secretaria de Turismo da Bahia (SETUR), Divaldo Borges exaltou o protagonismo e empenho da SECET para a introdução de Alagoinhas no MTur. “Ficamos muito felizes em notar esse interesse por parte da atual administração, sobretudo por notarmos o empenho e profissionalismo com o qual o trabalho tem sido conduzido, pois se trata de uma cidade que transpira cultura”, afirmou Divaldo. No mesmo mês a vice prefeita participou do encontro da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (ANSEDITUR), em agosto.