Dissídio de greve entre Sindborracha e PirelliA Seção de Dissídios do TRT5-BA comunicou mudança na situação dos dissídios envolvendo a Pirelli e o Sindborracha, com o fim da paralisação da categoria nesta terça (12/7). No dissídio de greve, as partes conciliaram nos moldes da proposta apresentada pelo vice-procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Jairo Sento Sé, com o apoio da presidente do  TRT5-BA, desembargadora Maria Adna Aguiar.

Pelo acordo, que foi protocolizado para homologação do TRT5, a empresa cancela todas as rescisões contratuais efetuadas durante a paralisação. Dos dias parados, 40% serão abonados e 60% descontados dos trabalhadores na proporção de um dia por mês a partir de agosto. Até o dia 14 de julho, a empresa devolverá todos os dias descontados desde 20 de junho, quando começou a greve. A Pirelli não fará nenhuma despedida sem justa causa até o dia 25 de agosto.

A audiência de conciliação na qual a proposta de composição foi apresentada aconteceu no dia 7 de julho, no TRT5. Como não houve acordo imediato, e o dissídio de greve seguiria para julgamento na próxima quinta (14), a presidente do Tribunal estimulou as partes a continuarem a tentativa direta de conciliação.

Também foi marcada para o mesmo dia (14/7), às 15 horas, a audiência de conciliação no dissídio coletivo de natureza econômica ajuizado pelo Sindborracha em face da Pirelli (DC 0000755-05.2016.5.05.0000). Esta audiência foi suspenso após a comunicação, pelas partes, da realização de acordo.