Foto: Divulgação / PMA

O Conselho Municipal da Diretoria da Defesa Civil de Alagoinhas se reuniu, nesta quarta-feira (17), para alinhar as ações e reforçar a importância da entidade, que tem caráter consultivo e deliberativo. No encontro, foi apresentada a estrutura da Diretoria e os projetos que começarão a ser executados, como a elaboração do Plano de Contingência do Município de Alagoinhas e a criação dos Núcleos Comunitários de Proteção.

De acordo com Clélio Mendes, “a finalidade da Defesa Civil é garantir o direito à vida e à incolumidade (isenção de perigo), tendo como objetivo geral a redução de desastres e a promoção da defesa permanente contra desastres naturais ou provocados pelo homem”. O órgão disponibiliza, durante 24h, o número 199 para chamadas de emergência. Há, também, uma bancada da Defesa Civil na Central de Monitoramento da cidade.

Um curso de capacitação será oferecido aos componentes do Conselho.  Além disso, será instituída, em breve, a Defesa Civil nos bairros. A reunião contou com a presença dos seguintes membros:  João Luiz Souza (SESAU), Washington Flavio da Cruz (SEMAS), Michel Diego S. Fontes (SECIN), Márcio Gomes (SEDEA), Hilton Lima Filho (SESEP), Sérgio Modesto Neto (Poder Judiciário), Iuri Alves Araújo (Câmara de Vereadores), Amarildo Carvalho (UAMA), José Linaldo Santos (UARA), Mauro Rosário Cerqueira (4° BPM), Efigênio Barreto da Silva (Corpo de Bombeiros), Natanael Dias da Silva (Ministério Público) e Jorge Felix (ACIA). (PMA)