Brumado: Prefeitura explica encerramento dos contratos das casas de estudantes
Através de uma nota de esclarecimento a Prefeitura Municipal de Brumado explicou o encerramento dos contratos das casas de estudantes brumadenses localizadas em Vitória da Conquista e Salvador. De acordo com o órgão, esse encerramento tem sido incompreendido devido à falta de alguns esclarecimentos.
“Ao contrário do que tem sido especulado, o objetivo não é a contenção de gastos, haja vista que a prefeitura gastará bem mais com bolsas individuais do que atualmente se gasta com o aluguel dessas residências. O objetivo maior é a eficácia nos gastos, a universalização dos locais de estudos, a justiça social e a desburocratização da assistência ao estudante realmente necessitado, sem criminalização do gestor publico”, afirma.
Ainda segundo a nota, o projeto que será enviado à Câmara de Vereadores do Município de Brumado não tem a finalidade de desamparar os estudantes da cidade, mas o de criar igualdade de oportunidades e acesso ao ensino superior para os estudantes em situação de risco social, considerando a corresponsabilidade do poder público municipal em minimizar o impacto das desigualdades sociais que interferem no sucesso e permanência dos estudantes que buscam concluir o ensino superior. “É dever da administração pública criar políticas que promovam a inclusão social através da educação e, por meio desse programa, a gestão municipal visa contribuir com o pagamento das despesas do estudante que esteja regularmente matriculado e frequente em cursos universitários realizados em outros municípios, não só em Vitória da Conquista e Salvador”, completou.