Vacinação contra poliomielite e sarampo

Vacinação contra poliomielite e sarampo

As unidades de saúde de Feira de Santana estão devidamente abastecidas para a Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e sarampo, que tem início nesta segunda-feira, 6. Esta semana o município recebeu 40 mil doses da vacina oral da poliomielite e 25 mil doses da vacina tríplice viral – outras remessas deverão ser entregues ao longo do mês. A campanha prossegue até 31 de agosto. No dia 18 acontece o “dia D” de mobilização nacional. A meta é atingir a cobertura vacinal de 95%, correspondente a 33.751 crianças. Devem ser levadas aos postos crianças que com idade entre um a quatro anos, 11 meses e 29 dias. “As crianças com idade menor que dois anos, levadas pela primeira vez pelos pais, estarão recebendo a vacina injetável. A vacina oral (gotinha) será disponibilizada para crianças que já iniciaram o esquema vacinal da poliomielite. Já no caso da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, só existe disponível injetável”, esclarece a referência técnica em imunização, Carlos Henrique Valverde.

Para melhor orientar os pais e responsáveis, os profissionais de saúde estarão realizando uma triagem na sala de vacina. “Todos os profissionais foram treinados e capacitados para estarem avaliando a caderneta vacinal e orientando sobre o imunizante adequado para cada criança”, ressalta.

Mesmo o foco da campanha sendo as crianças, a vacina contra poliomielite e sarampo está disponível durante todo o ano para pessoas com idade entre 12 e 49 anos que não se vacinaram durante a infância. “São administradas duas doses com intervalo de 30 dias para o público de 12 a 29 anos. Já os adultos com idade entre 30 e 49 anos necessitam apenas de uma dose”, informa.