Até o final de 2018, o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC) deverá receber cerca de R$ 20 bilhões dos mais de R$ 50 bilhões, que o Governo Federal vai disponibilizar para projetos de infraestrutura, por meio do Programa Avançar. A medida, que será anunciada formalmente nesta semana, vai substituir o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e visa movimentar a economia do país.

Dos 40% de investimentos do Avançar que cabem ao Ministério, estão destinados recursos da ordem de R$ 1,79 bilhão para o setor portuário, com obras de dragagens e outras benfeitorias. Ao contrário do Programa de Parcerias em Investimentos (PPI), que engloba projetos a serem concedidos, privatizados ou parcerias com o setor privado, o Avançar é um programa de obras públicas.

Dentro da área de transportes do Ministério, as rodovias receberão a maior fatia dos investimentos, cerca de R$ 16 bilhões para a construção, pavimentação e manutenção de vias federais. Para o setor de ferrovias, a previsão é de investimentos de R$ 1 bilhão, e outros R$ 400 milhões deverão ser direcionados a obras em hidrovias e cerca de R$ 820 milhões para obras em aeroportos.

Nesse rol de projetos, está prevista a conclusão da obra do trecho sul da Ferrovia Norte-Sul, que chegará até Estrela d´Oeste (SP), até o início de 2018. A ferrovia está nos planos de concessões do Governo e deve ir a leilão no começo do ano que vem, de modo que o investidor receba a linha concluída e injete recursos em outras áreas. A proposta do Ministério é, ainda, avançar nas obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).