Feira Cidade Criativa 04Nada de manual ou soluções prontas. Para a doutora em Urbanismo, Ana Carla Fonseca, que participou neste sábado (16) do Seminário Feira CidadeCriativa.com, uma cidade criativa precisa ser feita por cidadãos criativos.

O evento aconteceu no teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas e foi realizado pelo Instituto Pensar, em parceria com a Fundação João Mangabeira, CDL e empresas locais.

Durante todo o dia diversos palestrantes debateram ideias, com os cerca de 250 participantes, sobre como construir uma cidade mais próxima do que seus moradores precisam através do protagonismo da própria sociedade.

O argentino Alejandro Castañé, diretor do projeto Sampa CriAtiva, compartilhou as experiências de cidades como Medellin, na Venezuela, que resolveu problemas crônicos como a violência com ações criativas. “Pequenas ideias fazem sim a diferença. Você pode fazer a transformação no local onde vive”, afirmou.

Singularidades de Feira de Santana também foram discutidas e um novo campo de soluções para resolver problemas como o do artesanato e ambulantes pode ser aberto através de novas ideias. “É preciso repensar a cidade com base no seu maior atrativo: a criatividade dos seus cidadãos”, pontuou Ana Carla que destacou a importância do pertencimento acerca do local onde se vive e apontou a cultura como o principal traço de uma cidade criativa.